Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 28 de Março de 2005 às 15:39
Por: Sérgio Fernandes

    Imprimir


A deputada Vera Araújo, do PT, quer que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) providencie a imediata reforma e ampliação da Escola Indígena “Hadori”, localizada na comunidade indígena Krehawa, em Luciara, região Nordeste do Estado. De acordo com a deputada, a escola, que pertence à rede estadual de ensino, está em péssimas condições, com vidros quebrados, quadro negro sem condições uso, pinturas e instalações elétricas necessitando de reparos e salas de aulas insuficientes para o número de alunos.

Verinha visitou 12 municípios do Baixo Araguaia no início deste mês. Na ocasião, ela percorreu, de carro, 1.400 km de estradas de chão e este em assentamentos e obras. “Esta Escola indígena, por exemplo, foi uma grande conquista do povo Karajá, em poder garantir um Centro de Ensino dentro da aldeia, possibilitando a permanência da comunidade, cultivando sua cultura e fortalecendo o convívio familiar”, alegou a deputada em indicação aprovada na semana passada na Assembléia Legislativa.

Ainda para a cidade de Luciara, Vera indicou a implantação de um laboratório de informática na Escola Estadual ”Juscelino Kubitschek”. Segundo ela, esta escola já foi cadastrada no Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), que é resultante de uma parceria entre o MEC e a Seduc, mas a unidade escolar não foi contemplada até o momento.

Vera indicou a necessidade de restauração da rodovia LU 001, para a Secretaria de Infra-Estrutura, no trecho que liga o município à ponte de madeira do Rio Xavante. Com esta obra, explica a deputada, serão beneficiados os grandes e pequenos produtores da região, que poderão, desta forma, escoar sua produção no mercado local.

Ainda para o Baixo Araguaia, a deputada Vera indicou a necessidade de instalação de um laboratório de informática na Escola Estadual “Antônio Gomes Primo”, em São José do Xingu. Para este município, ela reivindica também, à Prosol, a celebração de um convenio com a Associação das Pequenas Produtoras de São José do Xingu. Conforme a parlamentar, as pequenas produtoras fomentam os seus produtos fortalecendo a economia local e o convênio com a Prosol teria grande importância para que estas possam se estruturar mais e fortalecer a agricultura familiar no município.

Para a região, a deputada indicou ainda, para a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, a inclusão da escola Agrícola do município de Alto Boa Vista nos Projetos a serem beneficiados com os recursos vindo do ensino Profissionalizante, em 2005.




Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350624/visualizar/