Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 28 de Março de 2005 às 15:17
Por: Benedio Mendonça

    Imprimir


Brasília - Ao comentar o sucesso das investigações que levaram à prisão do último acusado da autoria do assassinato da missionária americana Dorothy Stang, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, afirmou que, neste caso, existem indícios suficientes de autoria do mandado criminal. Bastos participou hoje da inauguração do novo prédio do Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília, por ocasião do 61º aniversário da Polícia Federal (PF).

Ele disse toda a investigação do caso foi feita dentro do estado democrático de direito e ressaltou que a PF, junto com as policias estaduais, cumpriu seu dever. A polícia "investigou, decifrou o crime", disse o ministro, assinalando que existem várias evidências contra o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, preso ontem no Pará.

"Agora, isso tudo vai ser processado pelo poder judiciário, federal ou estadual, dependendo do que for decidido na questão da federalização, e depois será julgado pela soberania do tribunal do júri". Bastos lembrou que a polícia não julga pessoas, apenas recolhe elementos que comprovem a existência do crime e indícios suficientes de autoria. E isso foi feito com profissionalismo exemplar, destacou.

O ministro informou que hoje o Ministério da Justiça está trabalhando dentro de um esquema em que não se tenta apenas uma solução cosmética, nem se aponta apenas um bode expiatório. "No caso da irmã Dorothy, o trabalho integrado de segurança da Polícia Federal e da polícia estadual podia ter parado nos pistoleiros, como aconteceu, por exemplo, no caso Chico Mendes. Parou-se e se disse: está decifrado o crime", lembrou o ministro. "Aqui, não. Aqui, nós percorremos todos a cadeia causal. É um trabalho conjunto, e isso vai ser feito em todos os lugares, inclusive, naqueles onde se deva investigar sumiço ou parada de inquérito", assegurou.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350636/visualizar/