Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 28 de Março de 2005 às 13:21
Por: Paulo Cabral

    Imprimir


O embaixador da Jordânia em Brasília, Faris Shawkat Mufti, disse que não tem nenhuma informação sobre a situação do engenheiro brasileiro João José Vasconcelos, seqëestrado no Iraque no dia 19 de janeiro. O diplomata disse que duvida muito dos relatos publicados em uma coluna brasileira na Internet de que o governo dele estaria enviando ao Brasil um veterano ex-diplomata para comunicar formalmente ao Itamaraty que Vasconcelos estaria morto.

"Sou contra a idéia de ficarmos divulgando rumores infundados e não há agora nenhuma informação concreta", disse o embaixador. "Não sei de nenhuma delegação da Jordânia vindo ao Brasil com mais informações e duvido muito que uma coisa assim aconteceria sem eu ser informado", disse Mufti.

Segundo o embaixador, não seria normal o envio de um diplomata ao Brasil apenas para tratar deste assunto. "O Brasil tem uma embaixada na Jordânia na qual há, inclusive, um núcleo de assuntos iraquianos e nós (da Jordânia) temos uma embaixada em Brasília", disse. "Se este assunto tiver que ser tratado, isto pode se dar por este canais normais", disse.

Poucas informações

Desde que Vasconcellos foi seqüestrado enquando trabalhava para a Odebrecht em uma usina elétrica iraquiana, poucas informações foram divulgadas sobre o caso.

Dias depois do seqüestro - no qual morreram um segurança britânico e um motorista iraquiano - um grupo de militantes (Brigadas el-Mujahedeen) enviou para TVs árabes um vídeo com imagens de notas de Real e carteira de mergulhador de Vasconcellos.

As imagens foram consideradas suficientes para comprovar que Vasconcellos havia sido capturado, mas nenhuma prova de que o engenheiro está vivo foi fornecida até agora.

O governo brasileiro e a família do engenheiro também já fizeram vários apelos pela libertação dele por meio da mídia árabe e de líderes religiosos, mas sem nenhum resultado concreto.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350662/visualizar/