Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 28 de Março de 2005 às 13:15

    Imprimir


Brasília - A campanha Escola Amiga da Arca foi encerrada hoje no auditório do Colégio Sagrada Família. A Arca das Letras é um programa destinado a arrecadar livros para levar às comunidades rurais e incentivar o hábito da leitura. O programa é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário junto com escolas e a sociedade civil.

A arca das Letras já foi implantada em 418 comunidades de 11 estados brasileiros, beneficiando mais 37 mil famílias com a distribuição de 93 mil livros. Em 2005, está prevista a implantação de mais de mil bibliotecas em áreas rurais do país. O projeto consiste na entrega de uma arca de madeira com 220 livros em assentamentos de reforma agrária, comunidades de agricultura familiar e remanescentes de quilombos.

"Os livros arrecadados aqui no Colégio Sagrada Família, vão fazer parte das bibliotecas rurais e serão implantadas no sertão de Alagoas, nas comunidades de Pão de Açúcar e Água Branca. E as comunidades já estão esperando esse material com muita expectativa", conta a coordenadora do Projeto de Ação Cultural da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Cleide Soares.

Serão implantadas 20 bibliotecas (arcas) com a arrecadação desses livros. Neste primeiro colégio feito pela campanha foram conseguidos cerca de 2.500 livros. Eles são escolhidos pelas comunidades, ou seja, alguns livros são escolhidos de acordo com a realidade de cada comunidade.

Raquel Medeiros, estudante da 6ª série do Colégio Sagrada Família, série escolhida para coordenar a campanha, relata que queria ajudar mais nessa campanha. "Além de arrecadar, eu queria levar esses livros a cada pessoa. É muito bom ajudar e ver que eles realmente vão ler", diz.

O coordenador Pedagógico do Colégio Sagrada Família, Avelar Alves, diz que foi grande a participação e o interesse dos alunos para ajudar essas comunidades rurais. "Agora temos mais compromisso da escola com relação a fomentar nos nossos alunos, cada dia mais, a questão da solidariedade. Houve até um desafio entre os alunos da escola, que competiram para ver quem ia arrecadar mais material", revela.




Fonte: Agencia Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350667/visualizar/