Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 28 de Março de 2005 às 04:30

    Imprimir


São Paulo - Os 130 detentos da Cadeia Pública de Itabuna, na Bahia, se rebelaram depois da notícia de que não poderiam receber visitas neste Domingo de Páscoa, como punição pelo motim realizado na última terça-feira, que culminou com a fuga de sete presos. Revoltados com a decisão, os detentos destruíram a cadeia.

De acordo com informações do site Ibahia, por volta das 9 horas deste domingo, eles começaram a queimar colchões e arrancar as grades das celas. Também foram arrancados os tijolos das paredes e atirados para fora da Casa de Detenção, que está passando por reforma. A rebelião só foi controlada com a chegada do juiz de Execuções Penais, Marcos Bandeira, no início da tarde. O juiz, que entrou na cadeia com o coordenador da Pastoral Carcerária, Davi Pedreira, e três familiares de detentos, reconheceu como legítimas algumas das reivindicações dos detentos e prometeu providências.

Com o motim, a cadeia ficou completamente destruída. Bandeira avisou que todos os 130 presos terão de ser transferidos, mas ainda não se sabe para onde. No início da noite, os detentos reiniciaram a rebelião e arrancaram as grades das duas últimas celas que não haviam sido destruídas.

A Cadeia Pública de Itabuna, que tem capacidade para 40 presos, abrigava 130. Ainda está sendo decidido para onde serão transferidos os presos, já que as unidades de Ilhéus e Jequié estão lotadas. A cadeia está cercada pela polícia.




Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350742/visualizar/