Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 27 de Março de 2005 às 09:40

    Imprimir


A necessidade de divisão dos Estados que compõem a Amazônia Legal, segundo defende o deputado federal Wellington Fagundes, é no sentido de evitar a tese da internacionalização da Amazônia. De acordo com ele, um estudo da Secretaria Nacional de Estudos Estratégicos recomenda a redivisão da Amazônia Legal em mais 10 Estados, exatamente como prevê o projeto do deputado José Roberto Arruda.

"A Amazônia tem hoje 54% do território nacional e apenas 12% da população", ressalta Fagundes, destacando que esse fato por si só demonstra ser preciso a promoção do desenvolvimento sustentável da região, com consequente povoação, para não deixá-la a mercê da internacionalização. Para o deputado isso não é apenas uma desculpa de governantes e sim uma realidade. Ele frisa que o Brasil tem dependência financeira internacional, além de já ter uma dívida muito grande. "Quem tem dívida tem que dar ouvidos aos credores", pondera.

O parlamentar concorda que o clamor que havia por redivisão de Mato Grosso diminuiu. Mesmo assim acredita que para o Araguaia e o Nortão a criação de novos Estados traria bons resultados. "Não dá para falar em divisão isoladamente. Se formos olhar só pela questão econômico-financeira não é o momento oportuno, mas se olharmos a questão regional a circunstância muda. A redivisão pode ser promotora de desenvolvimento". (VCS)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350793/visualizar/