Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 26 de Março de 2005 às 20:42
Por: Juliana Andrade

    Imprimir


Brasília - A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial promove na próxima semana, em parceria com outros órgãos do governo, entidades da sociedade civil, e organismos internacionais, uma série de eventos em continuidade às comemorações do Dia Internacional de Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março.

Na quarta-feira (30), haverá ato público no Congresso Nacional para marcar oficialmente a data. Em debate, temas como a reserva de vagas em universidades públicas federais para estudantes das escolas públicas, em especial negros e indígenas, o Estatuto da Igualdade Racial e a 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Participam do evento representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, da sociedade civil e artistas participantes do projeto A Cor da Cultura. Voltado para a valorização da história e da cultura afro-brasileiras, o projeto é resultado de parceria da secretaria com a Petrobras, o Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), a TV Globo e a Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura.

O ato contará também com a presença do representante-residente no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Carlos Lopes. A secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, e o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE) vão conduzir os trabalhos.

Para a ministra Matilde Ribeiro, a participação de toda a sociedade no debate sobre a promoção da igualdade é fundamental para o êxito na implementação de políticas públicas. "O avanço da democracia no Brasil passa necessariamente pela solução da questão racial negligenciada durante toda a história deste país", reforça a ministra.

Com informações da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/350825/visualizar/