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Economia
Sexta - 25 de Março de 2005 às 15:47
Por: Mariana Peres

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Supermercadistas recomendam para que o consumidor não deixe para última hora as compras de ovos de chocolate, na justificativa de que os mais procurados poderão estar em falta a partir de hoje. Ninguém confirma, mas é pouco provável que venha a faltar ovo neste ano. Uma rede local já iniciou uma discreta promoção nesta semana e outra, ainda negocia com as indústrias os descontos, sob a alegação de que já trabalha os preços no limite de suas margens de lucro.

Das grandes redes supermercadistas de Cuiabá e Várzea Grande, somente Big Lar e o Atacadão estarão fechados neste feriado, voltando a normalidade no sábado e domingo.

Um dos proprietários da rede estadual Modelo, Altevir Magalhães, conta que em suas lojas alguns ovos de marcas variadas estão em promoção, cerca de 10% a 15% abaixo do valor anteriormente adotado. "Para isso, praticamente tiramos a nossa margem de lucro". Tem ovo que passou de R$ 21 para R$ 17 e de R$ 17 para R$ 14.

Magalhães frisa que o abastecimento está normal, mas alerta que os ovos mais procurados poderão estar esgotados antes do domingo de Páscoa. "O grande fluxo teve início ontem (quinta-feira) e deverá ser estender até o sábado. Os ovos menores são os primeiros a acabar, e agora, com alguns exemplares das três grandes marcas em ofertas, é possível que o consumo aumente neste final de semana", alerta.

Para o responsável pelo departamento de Compras da rede Big Lar, Sandro Hudson Grossi, muitos consumidores estão aguardando para comprar no domingo, ou mesmo na semana que vem, porque esperam por um desconto de 50%, "o que tradicionalmente acontece quando há sobras", aponta.

Com relação ao volume de ovos de chocolate disponíveis no mercado, Grossi avalia que neste ano as vendas não estão como no ano passado. "A antecipação da Páscoa neste ano está prejudicando as compras, pois, em relação ao ano passado, há uma antecipação desta data em quase 30 dias. As pessoas ainda estão com o orçamento comprometido. Há um endividamento de final de ano", observa.

Outro fator, segundo Grossi, que mantém o consumo represado, é o aumento dos preços dos ovos nesta Páscoa. "A matéria-prima, o cacau, aumentou, e para os supermercadistas, o incremento foi de cerca de 20%, e não há como deixar de repassar ao consumidor", justifica.

O gerente Comercial de Mercearia da rede Comper, Gilson Rodrigues dos Santos, conta que alguns números menores, como o 12 e 15, estão acabando e que não há estoques de ovos. "Tudo que existe já está na área de venda, nas parreiras", alerta.

Ele explica que a venda de ovos começa de forma escalonada. "Muitos dias antes da Páscoa os pequenos vão sendo consumidos de maneira impulsiva, passando aos números médio. Agora, às vésperas da Páscoa, os ovos adquirem caráter de presente, seja para namorados, esposas, familiares, e por isso, começa a procura pelos ovos mais caros e maiores".

Segundo ele, não é preciso iniciar promoção, pelo menos neste instante na Rede. "Fizemos uma pesquisa comparativa de preços de ovos entre outros supermercados. Dos 27 itens, 24 estão mais baratos aqui. Tem supermercado vendendo o mesmo ovo Lacta 39% mais caro que o nosso. Em outra Rede a majoração chega a de 15%", aponta Santos.

ACABOU - Cerca de 40 mil ovos já foram comercializados na lojas do Atacadão. O gerente comercial, Darci Torres, diz que não se encontram mais ovos de grandes marcas. "O que temos ainda são as chamadas marcas de segunda linha, que possuem preços mais acessíveis, ainda sim, em pouca quantidade", alerta.

Torres justifica o volume de vendas em função do preço adotado. "Nossos ovos estavam cerca de 20% mais baratos, se comparados ao mercado. Conseguimos isso porque tabelamos os ovos como uma mercadoria qualquer. Muitos aproveitam o fato da sazonalidade do produto para jogar uma margem de lucro muito alta. Mantivemos o percentual de cerca de 20%", explica.




Fonte: Diário de Cuiabá

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