Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Março de 2005 às 15:20

    Imprimir


Diversos atos de violência causaram pelo menos 35 mortes no Iraque entre ontem e hoje, segundo fontes policiais e americanas, enquanto os curdos e os xiitas continuam negociando a formação de um governo. No ataque mais grave, um suicida explodiu um carro num posto de controle em Ramadi, na noite de quinta-feira, matando 11 policiais especiais do Iraque e ferindo outros nove policiais, dois soldados dos EUA e três civis.

O último ataque ocorreu na cidade santa de Kerbala, onde um atentado suicida com carro-bomba matou pelo menos duas pessoas e feriu outras 19. O ataque ocorreu perto de um posto de controle da polícia, a 55 quilômetros ao sul de Bagdá, na estrada que leva a Hilla, atingindo vários peregrinos xiitas que celebrariam o 40º dia da Achura.

Em Bagdá, cinco mulheres que trabalhavam como tradutoras numa base dos Estados Unidos foram assassinadas ontem por homens armados, que dispararam contra elas de um automóvel, afirmou hoje uma fonte do Ministério do Interior iraquiano. Os corpos foram encontrados durante a noite de quinta-feira.

Ainda na capital, um general do exército iraquiano, Salman Muhamad, e um de seus filhos foram assassinados em seu carro por desconhecidos, segundo uma fonte do Ministério do Interior.

Em um ataque ocorrido hoje em Iskandariya, numa região sem lei ao sul de Bagdá, um homem-bomba explodiu seu carro perto de um comboio do Exército iraquiano, matando três soldados e deixando seis feridos, afirmaram soldados no local. Em Baaquba (60 quilômetros a nordeste de Bagdá), uma patrulha americana matou três homens, que tentavam instalar um artefato explosivo na calçada, segundo a polícia.

Em outro caso de violência, um soldado morreu devido a um disparo de morteiro nesta quinta-feira contra uma base do exército perto de Tuz, 180 quilômetros ao norte de Bagdá. Um confronto entre policiais iraquianos e combatentes curdos, que acabavam de perder dois homens num atentado, deixou sete policiais mortos, segundo um balanço apresentado por um político curdo, Ali Yahyah, membro do PDK (Partido Democrático do Curdistão).

Nesta sexta-feira, um civil iraquiano morreu na explosão de uma bomba perto de Samarra (125 quilômetros ao norte de Bagdá), segundo fontes policiais, e um motorista de caminhão foi morto ao sul da capital, de acordo com uma fonte oficial.

No âmbito político, os negociadores xiitas e curdos se reunirão hoje à tarde para mais debates sobre a formação do futuro governo iraquiano. A previsão é que a segunda sessão do Parlamento iraquiano ocorra nesta segunda-feira e que os deputados escolham então o Conselho Presidencial, a instância mais alta do Estado.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350942/visualizar/