Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 24 de Março de 2005 às 22:15

    Imprimir


Ao inaugurar a primeira usina brasileira de biodiesel, na cidade de Cássia (MG), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o país tem potencial para se tornar um grande produtor de biodiesel.

"O mundo vai reconhecer que o Brasil é incomparavelmente o único país do mundo que tem as melhores condições, porque aqui nós temos terra boa para a agricultura. Aqui nós temos o que a agricultura brasileira e o mundo precisam para plantar o biodiesel e fazer disso uma grande fonte de enriquecimento do nosso povo, do nosso país e, porque não dizer, de outros países", afirmou.

A Usina de Biodiesel Soyminas terá sua produção a partir do girassol e do nabo forrageiro. A usina terá capacidade instalada para a produção de 12 milhões de litros por ano.

Petrobras

O presidente Lula afirmou também que o programa de incentivo à produção do biodiesel no país contará com o apoio logístico da Petrobras para garantir a distribuição do produto em território nacional. Segundo Lula, a distribuição será o principal desafio para o sucesso do programa.

"É muita responsabilidade a gente fazer com que o programa do biodiesel tenha uma dimensão nacional e possa se transformar num combustível definitivo para o Brasil", afirmou. "Quanto mais crescer o consumo, mais aumentará a nossa responsabilidade de não permitir que uma brasileira, um brasileiro, em qualquer lugar do Brasil que quiser colocar biodiesel no carro, não consiga."

O biodiesel é um combustível renovável, produzido a partir de oleaginosas, como soja, mamona, dendê e girassol. Além de ser uma tecnologia limpa, ou não poluente, o biodiesel também tem vantagens econômicas. O presidente Lula destacou que o Brasil importa hoje cerca de US$ 2 bilhões de petróleo, matéria-prima do diesel comum.





Fonte: ABR

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350985/visualizar/