Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 24 de Março de 2005 às 16:08
Por: NIKA PEREIRA

    Imprimir


Estão abertas as inscrições para a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O evento tem o objetivo de desenvolver a habilidade lógica dos alunos, a criatividade e a sociabilidade, bem como os métodos de pensamento e de trabalho.

A olimpíada está sendo realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais, Ministério da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia. Os alunos que desejam participar devem efetuar a inscrição pelo site www.obmep.org.br.

As provas serão aplicadas na própria escola onde o aluno estuda. A correção será feita por uma equipe de professores da própria unidade, indicada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM/IMPA), seguindo instruções e gabarito elaborados pelo Instituto Nacional de Matemática.

A olimpíada será dividida em três níveis e realizada em duas fases. O nível um, para alunos de quinta e sexta séries do Ensino Fundamental; nível dois, estudantes de sétima e oitava séries; e nível três, estudantes do Ensino Médio.

A primeira fase da olimpíada está marcada para o dia 16 de agosto de 2005, com uma prova objetiva de 20 questões para todos os alunos das escolas inscritas. Participam da segunda fase apenas 5% dos alunos com melhor desempenho na fase inicial. As provas desta fase estão marcadas para o dia 08 de outubro deste ano.

Serão premiados alunos, professores, escolas e municípios. Os estudantes premiados serão condecorados com medalhas de ouro, prata e certificado de Menção Honrosa. Dentre os vencedores serão escolhidos dois mil alunos que recebem, durante um ano, treinamento com bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

ESTÁGIO - Os 100 professores com o maior número de alunos premiados ganharão um estágio de 15 dias no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (OBMEP) e as 100 escolas também com o maior número de alunos premiados ganharão laboratórios de computação, além de certificado. Uma quadra de esportes e o certificado serão concedidos aos municípios com o maior número de alunos ganhadores.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de maio, no site www.obmep.org.br ou via correio no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no endereço: Estrada Dona Castorina, 110, CEP 224460-320, Rio de Janeiro (RJ).

Outras informações na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) pelo telefone 615-8710, com o professor Martinho da Costa Araújo ou na Secretaria de Estado de Educação pelo número 613-6420.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351077/visualizar/