Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 24 de Março de 2005 às 16:06
Por: ALUÍZIO DE AZEVEDO

    Imprimir


Pessoas com idade superior a 15 anos e que ainda não aprenderam a ler ou escrever estão tendo a oportunidade de começar os estudos, por meio do projeto Letração, que está com as matrículas abertas em todo o Estado. É o que informa a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.

De acordo com ela, as matrículas para alunos do Letração, que faz parte do programa Escola Atrativa, estão acontecendo desde o começo do mês e se encerrarão no próximo dia 31. “Os interessados podem procurar a Seduc, Assessorias Pedagógicas, escolas estaduais, ou se inscreverem pelo Disque-Alfabetização, que funciona pelo número 0800-647-6325”, explica. As aulas para esses novos alunos deverão começar a partir do dia 02 de maio.

Até o momento 4.457 pessoas foram cadastradas em 39 municípios. Para realizar o trabalho, 213 professores alfabetizadores também foram cadastrados. Os alunos serão distribuídos em 233 turmas.

Conforme a secretária, o governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está preparando uma grande mobilização em todo o Estado para melhorar os índices de analfabetismo. Para tanto, a secretaria está preparando uma grande campanha que envolverá assessores pedagógicos, professores alfabetizadores e comunidade.

"É importante que a comunidade se mobilize. Presidentes de bairro, associações comunitárias e outras entidades, como igrejas e organizações não governamentais (Ongs) podem e devem ajudar no cadastramento de alunos analfabetos. Depois de cadastrados, eles podem inclusive indicar o professor do bairro, basta procurar a Seduc, as Assessorias Pedagógicas, as Secretarias Municipais de Educação, e a própria escola".

Dados do IBGE 2002 revelam que 11,1% da população mato-grossense não sabem ler ou escrever. Isso corresponde a mais de 224 mil pessoas.

DISQUE ALFABETIZAÇÃO - Por meio do telefone 0800-647-6325, a população poderá tirar dúvidas sobre o projeto Letração, e também sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados poderão ligar e se informar sobre os cursos de EJA e as turmas do LetrAção; a carga horária e o período de estudos, além das escolas que oferecem esse serviço em todo o Estado.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351081/visualizar/