Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 24 de Março de 2005 às 16:03
Por: CELESTE LUSTOSA

    Imprimir


A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), através da Diretoria de Infra-estrutura, Indústria e Mineração (Dimi), realiza um Curso de Emergências Químicas, para capacitar os técnicos que irão compor a equipe da Central de Atendimento a Acidentes Ambientais (CAAA) da Fema. Doze técnicos da Fema serão capacitados, além de profissionais de outros órgãos como Polícias Ambiental, Rodoviária, Corpo de Bombeiros e outros.

O curso será realizado no auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, de 28.03 (segunda) a 01.04 (sexta), período integral e será ministrado por técnicos da Cetesb, em atendimento ao plano de trabalho para a implantação da central, em sua última etapa.

Ao final do curso, buscando colocar os conhecimentos teóricos adquiridos, será realizado no dia 02.04 (sábado) um exercício prático simulando um acidente rodoviário com produto perigoso, onde participarão, além dos técnicos da Fema, todos os órgãos e instituições públicas e privadas envolvidas na questão. “Neste simulado, serão desenvolvidas atividades de gerenciamento do evento acidental, bem como ações técnico-operacionais para mitigação de riscos à comunidade, ao patrimônio e ao meio ambiente”, explicou Nilma Taques, técnica ambiental da Fema.

Ao final do exercício será realizada uma discussão com todos os participantes, onde as ações realizadas serão avaliadas.

CAAA - Em função do crescente número de acidentes ambientais, envolvendo produtos químicos, ocorridos em Mato Grosso, a Fema firmou um contrato de consultoria técnica com a Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, por intermédio do Setor de Operações de Emergência, para capacitação de técnicos no atendimento a essas ocorrências. O objetivo é de instalar uma central de atendimento de acidentes ambientais, semelhante à existente na sede da agência ambiental paulista.

À semelhança da central de atendimento instalada na Cetesb, a da Fema atenderá denúncias feitas por telefone, em regime de funcionamento ininterrupto, com recursos humanos capacitados e equipamentos adequados para os atendimentos emergenciais no Estado. Para isso, já foram adquiridos pela Fema, um furgão e uma caminhonete. Este setor será estruturado para atender aos acidentes, além de montar um banco de dados, com estatísticas sobre os acidentes ambientais, ocorridos em Mato Grosso.





Fonte: Assessoria/Fema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351085/visualizar/