Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 24 de Março de 2005 às 15:42
Por: Paloma Jacobina

    Imprimir


Nas ruas de pedra do Pelourinho, 115 atores se revezam na performance sobre o martírio do rabi da Galiléia

Logo na saída da Igreja do Carmo, o cortejo demonstra carregar elementos culturais diferentes de tudo o que já foi visto. E da mistura da Procissão do Fogaréu, realizada na pequena cidade de Serrinha, localizada no interior da Bahia, com o som das matracas que saíram da procissão da cidade espanhola de Sevilha, surgem os primeiros símbolos do espetáculo Passos da paixão, que começou a ser encenado na noite de ontem, no Centro Histórico de Salvador.

No cortejo formado por 115 integrantes da Oficina das Artes, crianças, jovens e adultos contam com muita música e performances teatrais de arrepiar cada um dos momentos da paixão de Cristo. Alas com os ex-votos, os anjos, as beatas, o carrasco, seus escravos e as chagas de Cristo remetem a uma verdade que a humanidade repete todos os anos nessa mesma época para relembrar o martírio vivido pelo filho de Deus durante sua passagem pela terra.

E como não poderia deixar de ser, o cortejo, que não era o único realizado no Pelourinho na noite de ontem, logo fez com que os turistas desviassem os olhares e as câmeras dos antigos casarões para registrar a apresentação popular. "Muito bonito mesmo", gaguejou em parco português a turista americana Dorothy Shams, 45 anos. Muitos baianos também foram ao Pelourinho para conferir a apresentação.



A procissão sai, diariamente, até este domingo, às 17h, em direção ao Largo do Cruzeiro, onde é apresentado o espetáculo cênico, realizado bem em frente à Cruz do largo. No local, a apresentação ganha a participação das cantoras Marcia Short, Verônica Dumar e Noeme Bastos e um jogo de luzes montado especialmente para dar mais emoção à apresentação.

"Estamos mostrando a história sob uma nova ótica. Apesar da versão contemporânea se preocupar em preservar os ângulos importantes da tradição religiosa", comentou a idealizadora do espetáculo e diretora de ações culturais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), Tânia Simões. O espetáculo Passos da paixão é o resultado de uma parceria da Rede Bahia com o Projeto Pelourinho Dia e Noite.

Detalhes que não passaram despercebidos à aposentada Valdemi Soares, 74 anos, que saiu do Largo da Lapinha para assistir ao cortejo pelo segundo ano consecutivo. "Foi tudo tão bonito e tão bem produzido que eu não resisti e vim assistir à apresentação de novo esse ano. É tudo muito bem feito. O cuidado com a história também é muito grande e isso faz com que o cortejo seja mais interessante", afirmou.





Fonte: Correio da Bahia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351102/visualizar/