Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 23 de Março de 2005 às 23:08
Por: Flávia Albuquerque

    Imprimir


São Paulo – O índice de inadimplência dos consumidores na Região Metropolitana de São Paulo, que abrange 39 municípios, subiu de 41% em fevereiro para 45% em março, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP).

Os dados mostram que a alta no nível de inadimplência pode ser sazonal (característica de um período específico) porque nos primeiros meses do ano o volume de gastos é maior. A pesquisa indica que não há perspectiva de redução da inadimplência a curto prazo, pois 34% dos inadimplentes dizem que não poderão pagar as dívidas tão cedo.

O total de consumidores endividados, no entanto, caiu de 63% em fevereiro para 61% em março.

Para os analistas da entidade, o consumidor está evitando contrair novas dívidas porque está mais cauteloso quanto ao futuro. A pesquisa também revela que o comprometimento da renda com dívidas subiu 34%, após ter ficado em 32% durante quatro meses. Para a Fecomércio isso indica que o consumidor tem destino programado para a renda, o que o impossibilita de fazer novas dívidas.

O índice de endividamento apurado pela Fecomércio-SP é o menor desde fevereiro de 2004 e o de inadimplência é o maior desde julho passado. A pesquisa da Fecomércio-SP ouve mil consumidores e começou a ser feita apenas em fevereiro do ano passado.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351328/visualizar/