Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 23 de Março de 2005 às 16:06

    Imprimir


Após uma série de reuniões em Bruxelas, capital da Bélgica, as lideranças da União Européia concordaram em rever o plano que estabeleceria o fim de barreiras de mercado para o setor de serviços dentro do bloco.

A oposição ao plano foi comandada pelo presidente francês, Jacques Chirac, que havia dito que o projeto causaria reduções salariais e um aumento do desemprego na França.

Segundo correspondentes internacionais, a decisão representa uma vitória para o presidente francês, uma vez que ele deve convocar um referendo sobre a constituição européia em maio.

Chirac temia que a aprovação do plano de liberalização do setor de serviços levasse a uma rejeição da Constituição no plebiscito.

Mas outros países que defendem a medida como uma forma de impulsionar crescimento no bloco, como a Grã-Bretanha, disseram que a idéia continua viva e, depois de revista, deverá ser adotada.

Medidas

As lideranças européias concordaram com outras medidas que visam reformar a União Européia.

Entre estas ações, estão propostas para simplificar as regras para déficits orçamentários nos países da União Européia que utilizam o euro como moeda corrente.

Os líderes europeus também concordaram em estabelecer esquemas para impulsionar o crescimento econômico e assegurar políticas de bem-estar social.

Também houve um acordo para o relançamento do estagnado plano econômico da chamada Agenda de Lisboa.

O plano visa tornar, até 2010, a União Européia a mais dinâmica economia mundial baseada na informação.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351450/visualizar/