Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 23 de Março de 2005 às 15:13
Por: NELSON FRANCISCO

    Imprimir


Arenapólis, MT – A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) em parceria com Municípios do Médio-Norte vai fomentar economia da região com a implantação de projetos que vão diversificar as atividades do setor agrícola na região. O assunto está sendo debatido nesta quarta e quinta-feira (24.03) em seminário que ocorre no auditório da Escola Municipal “Prefeito Duílio Ribeiro Braga”, em Arenápolis (a 243 km de Cuiabá).

Com o tema “Desenvolvimento Regional de Cadeias Produtivas e Alternativas de Renda”, o evento é promovido pela Seder, Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e Associação Mato-grossenses dos Municípios. Participam do seminário produtores e lideranças políticas e empresariais de Alto Paraguai, Barra do Bugres, Diamantino, Nobres, Nova Olímpia, Santo Afonso, Arenapólis, Denise, Nortelândia, Nova Marilândia, Porto Estrela e Tangara da Serra,

Na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Rural, Otaviano Pivetta, reiterou o apoio do Governo à agricultura familiar. Em parceria com os 12 Municípios do Médio-Norte, a Seder executará um plano de desenvolvimento com ações que visam o fortalecimento da economia regional. “O objetivo é criar um centro estratégico, planejamento e ações integradas a fim de diminuir as diferenças regionais para que Mato Grosso deixe se ser apenas o Estado do agronegócio”, disse Pivetta.

Falando a pequenos produtores e autoridades da região, o secretário propôs o desenvolvimento de atividades que dêem sustentação aos Municípios. “A determinação do governador Blairo Maggi é fazer o desenvolvimento de Mato Grosso como um todo e não isoladamente”, afirmou Pivetta.

PARCERIAS - Paralelo ao seminário, Pivetta, o secretário-adjunto de Agronegócios, Luiz Carlos Meister, o assessor especial da Seder, Luiz Francisco Martinello, realizam reuniões com prefeitos e secretários de Agricultura de Municípios da região. A proposta é a definição de uma agenda de trabalho envolvendo o Governo do Estado e os Municípios.

Além de um plano de trabalho, eles discutem acordo de cooperação técnica, para execução de programas de assistência e extensãor rural, visando prestar aos produtores a difusão de conhecimentos científicos de natureza técnica, econômica e social. O objetivo é aumentar a produtividade e qualidade da produção agropecuária e a melhoria das condições de vida no meio rural, a ser executado pelas empresas vinculadas à Seder como a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).

Mais que receber atenção do Estado, para os prefeitos da região o estímulo às cadeias produtivas e fortalecimento dos arranjos produtivos locais fortalecem a economia na região.

Entre as atividades que podem fortalecer a economia na região do Médio-Norte destacam-se: suinocultura, fruticultura, avicultura, piscicultura, bovinocultura , além da criação de ovinos e caprinos. “Temos que fazer com que o Médio-Norte acompanhe o ritmo de crescimento do Estado de Mato Grosso”, salientou o presidente da AMM e prefeito de Nova Marilândia, José Aparecido dos Santos (PP).

O prefeito de Arenapólis, Rogaciano Sampaio Filho (PP), aposta em parcerias para estimular os produtores a implantar cadeias produtivas para gerar mais emprego e renda. “É necessário que se implemente ações para o desenvolvimento da cadeia produtiva”, frisou Sampaio Filho.





Fonte: Assessoria/Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351481/visualizar/