Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 23 de Março de 2005 às 04:24
Por: Lisandra Paraguassu

    Imprimir


Brasília - O Ministério da Educação começa este ano uma avaliação nacional da aprendizagem em todas as escolas urbanas de 4ª e 8ª série do ensino fundamental. A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), que será realizada em novembro deste ano, se concentrará na avaliação de português. No ano que vem, será feita a avaliação de matemática.

O novo método foi planejado a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ampliar o atual sistema de avaliação. O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), realizado desde 1995, abrange ainda os 3º anos do ensino médio e avalia em conjunto as áreas de português, matemática e ciências. No entanto, é por amostragem e a cada dois anos. Este ano será feita a 6ª avaliação.

O novo sistema pretende ser universal. Nessa primeira prova, mais de cinco milhões de alunos das 4ª e 8ª séries de cerca de 43 mil escolas serão testados. O resultado servirá para traçar um mapa da situação de cada escola na disciplina. De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisa em Educação (Inep), depois de avaliada, cada escola será classificada de acordo com a pontuação adotada hoje no Saeb e dentro das classificações "muito crítico", "crítico", "intermediário" ou "adequado".

A idéia de criação de uma avaliação universal surgiu para dar a Estados e municípios um retrato mais fiel da situação de ensino. O Saeb, primeira avaliação criada no País, não permite definir a situação por municípios, muito menos por escolas. Dá apenas a média por Estado. Com a criação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico - com o que o governo federal pretende alocar recursos significativos nessa área para Estados e municípios - o MEC pretende acompanhar mais de perto como esses recursos estão sendo transformados em resultados.

Aneb - O ministério vai continuar realizando o Saeb da mesma forma que antes, a cada dois anos, avaliando as três séries em três áreas. A continuação do exame tem em vista a manutenção da série histórica, que pode dizer onde o sistema de ensino melhorou ou piorou. No entanto, o MEC decidiu mudar o nome para Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb).





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351653/visualizar/