Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 20 de Março de 2005 às 20:56
Por: Anelize Moreno

    Imprimir


A Renosa, franquia da Coca Cola em Mato Grosso, vai investir este ano em torno de R$ 50 mil para dar continuidade ao programa Reciclou Ganhou, projeto social desenvolvido pela empresa. O programa consiste na troca de garrafas plásticas e latas de alumínio por brindes, em postos de troca instalados dentro de escolas estaduais e municipais de Cuiabá e Várzea Grande. O principal objetivo do trabalho é retirar do meio ambiente objetos que estariam degradando a fauna e a flora e educar jovens e crianças para que cuidem da natureza.

Pela tabela utilizada pela Renosa para efetuar a troca dos objetos pelos brindes, cada lata ou garrafa pet de 1,5 litro, 2 litros e 2,5 litros corresponde a um ponto. De acordo com a quantidade de pontos acumulados o aluno pode efetuar a troca do material por brindes individuais como réguas, borrachas, chaveiros, estojo ou lápis. Uma régua, por exemplo, equivale a 14 pontos. Para ter direito a um caderno de 96 folhas são necessários 47 pontos. Artigos como estojo e camiseta valem 141 e 457 pontos, respectivamente.

De acordo com o gerente de lucros da Renosa, Nilson Roberto Tagliari, os brindes oferecidos são apenas para estimular a coleta dos materiais recicláveis. Pois ele considera que o maior ganho é alertar os jovens para o cuidado com o meio ambiente. Ele destaca, que apenas no ano passado, quando foi implantado o projeto, foram recolhidas 27 toneladas de latas e garrafas vazias. Ao todo, nos postos de recebimento instalado nas escolas foram coletadas pouco mais de 700 unidades desses objetos.

Em 2005, ele estima que devem ser recebidas mais de 1000 unidades de garrafas e latas vazias. Isso porque o programa recebeu a adesão de sete novas escolas. Enquanto no ano passado apenas oito colégios estavam inscritos no projeto, este ano o número saltou para 15. Para auxiliar nesse trabalho, a recicladora Recimat, parceira na ação, realiza palestras nas escolas com temas como preservação e meio ambiente e mantém um funcionário em cada um dos pontos de troca do programa. Além disso, todo o material coletado nas escolas é repassado para a empresa de reciclagem, que faz o processamento dos itens.

Tagliari diz também que as escolas cadastradas para abrigar os pontos de troca desses objetos também são beneficiadas. Segundo ele, no ano passado, com os objetos trocados pelos alunos os colégios totalizaram 656,9 pontos, o que equivale a um montante de R$ 13,6 mil. Dinheiro esse que retorna para as próprias escolas por meio dos chamados brindes coletivos, que são itens que vão suprir as necessidades físicas ou pedagógicas do colégio. Entre os brindes coletivos que as escolas receberam no ano passado estão um liquidificador elétrico, um fogão, uma TV, dois mimeógrafos, 21 cortinas de tecido para salas de aula e 3 mil unidades de tijolo.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351689/visualizar/