Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 20 de Março de 2005 às 15:47
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


O Micro Crédito, Programa de Geração de Emprego e Renda do Governo de Mato Grosso, retoma suas ações este ano atendendo cinco municípios da região da Grande Cáceres (Conquista D’Oeste, Curvelândia, Nova Lacerda, Reserva do Cabaçal e Rio Branco). Todas essas cidades foram beneficiadas com a liberação de empréstimos a micro e pequenos empreendedores do setor de apicultura, totalizando o valor de mais de R$ 43 mil. Em parceria com o Sebrae, no Arranjo Produtivo Local (APL), o Programa atenderá mais 15 municípios da região da Grande Cáceres.

De acordo com a Coordenadora do Micro Crédito, a assessora especial da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, Idirenes Queiroz Amaral, cada município possui um Comitê de Crédito para a análise e aprovação das propostas. "Esses comitês são formados pela Setec, Conselho Municipal do Trabalho, Empaer, MT Fomento e Sebrae. São os Comitês que ficam responsáveis pelas reuniões realizadas nessas cidades. Os empréstimos são feitos a juro zero para o tomador", ressaltou.

Em 2004 o programa comemorou um ano de existência e trouxe novas oportunidades de emprego à classe trabalhadora menos favorecida. Foram aprovadas 484 propostas de crédito, totalizando mais de R$ 460 mil em empréstimos. A evolução do Programa deve-se ao sistema ágil e sem burocracias para a liberação de financiamentos. A diferença também está na cobrança de juros na tomada dos empréstimos, ou seja, a pessoa só paga juros se atrasar o pagamento das parcelas.

O Programa de Geração, Emprego e Renda do Governo de Mato Grosso atende trabalhadores de baixa renda, que residam na zona urbana e queiram iniciar ou ampliar seu negócio, utilizando-se de suas habilidades (pequenos prestadores de serviços, associações de trabalho e produção, pessoas em situação de subemprego ou pessoas que atuam no mercado de modo informal).

CRITÉRIOS DO MICRO CRÉDITO: não possuir restrição cadastral; residir no município há pelo menos um ano; possuir habilidade na atividade pretendida; ter dedicação exclusiva ao empreendimento proposto; manter os filhos, em idade escolar, matriculados; ser maior de 18 anos e ter renda familiar mensal inferir a três salários mínimos.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351713/visualizar/