Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 20 de Março de 2005 às 15:04

    Imprimir


A alíquota de ICMS paga pelos comerciantes sobre a conta de energia elétrica representa uma das principais queixas do setor. As unidades comerciais e industriais pagam 30% de ICMS sobre a tarifa mensal. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Roberto Carvalho de Almeida, o setor pleiteia junto à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) uma redução mínima na alíquota de 5%.

Almeida frisa que, enquanto as indústrias são beneficiadas com deduções do ICMS pago na energia no momento de vender sua produção, os comerciantes ainda não contam com nenhum tipo de auxílio do governo estadual. Segundo o presidente da CDL, piorando o quadro de impostos, o consumidor comercial tem de pagar a energia mais cara do país, até 40% superior à comercializada em São Paulo.

A parcela de gastos na planilha de custos do lojista no Estado, conforme Almeida, é em média de 7,5% ao mês, custo que acaba sendo repassado ao consumidor. "O comércio também deveria ser contemplado. Energia é produção, é venda. A redução beneficiaria a economia do próprio Estado".(JS)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351719/visualizar/