Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 20 de Março de 2005 às 11:45

    Imprimir


Brasília - Na próxima terça-feira (22), Dia Mundial da Água, o Ministério do Meio Ambiente (MMA)anuncia um conjunto de medidas para o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos no país. Junto com o Ministério da Ciência e Tecnologia, será criado o Sistema Nacional de Informações para a Gestão dos Recursos Hídricos e lançados editais para o desenvolvimento de tecnologia.

Em parceria com outras pastas, será anunciado um decreto de defesa do consumidor, que garantirá a todos o acesso à informação sobre a qualidade da água. Também, além de outras ações que vão auxiliar na construção do Plano Nacional de Recursos Hídricos e na racionalização do uso da água no país.

A solenidade será no Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), às 9 horas, e contará com a presença dos ministros Marina Silva, do Meio Ambiente, Celso Amorim, das Relações Exteriores, Eduardo Campos, da Ciência e Tecnologia, e Olívio Dutra, das Cidades, entre outros.

As ações integram a programação da Semana da Água (21 a 24), que este ano tem como tema Água, fonte de vida. As medidas anunciadas envolvem recursos de cerca de R$ 45 milhões. Durante toda a semana também se realiza a exposição Água, Sociedade e Conhecimento, no Conjunto Nacional, um shopping center de Brasília.

A semana é coordenada pela Secretaria de Recursos Hídricos do ministério, Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a organização não-governamental WWF-Brasil e conta com a participação de organizações públicas e da sociedade civil.

O dia 22 de março foi definido mundialmente com o Dia da Água a partir da Rio92. Neste ano, marcará o início do Decênio Internacional para a Ação Água, fonte de Vida, definido pelas Nações Unidas para o período de 2005 a 2015. Para o Brasil, 2005 representa a construção do Plano Nacional de Recursos Hídricos.

A definição do decênio pelas Nações Unidas tem como objetivo aprofundar as questões relativas ao uso da água em todo o globo e promover a execução de programas e de projetos que assegurem a participação da mulher nos aspectos de desenvolvimento relacionados com a água. Além disso, pretende fomentar a cooperação multilateral para que sejam alcançados os objetivos da Agenda 21 e da Declaração do Milênio, que incluem garantir água para mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo que sofrem com a escassez.

Com informações do Ministério do Meio Ambiente.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351747/visualizar/