Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 18 de Março de 2005 às 16:02
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Pontes e Lacerda, MT - Produtores rurais da região Oeste do Estado estão participando, em Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá), do 1º Encontro do Agronegócio do Vale Guaporé Integração Lavoura/Pecuária, que ocorre no auditório da Câmara de Vereadores. O objetivo do encontro promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) em parceria com as prefeituras do Vale do Guaporé, é mostrar para produtores rurais e demais profissionais do setor agropecuário que a tendência atual é de a pecuária e a agricultura caminharem juntas, de forma articulada, especialmente na reforma das pastagens degradadas.

A proposta do encontro é oferecer informações aos produtores rurais visando reverter a lógica que prevaleceu até o momento, na chamada abertura da fronteira agrícola, em que a pecuária ocupa espaço para abrir caminho para a agricultura. Neste novo contexto, avaliam especialistas, ambas devem caminhar juntas.

Durante abertura do evento, que conta a participação de produtores e autoridades dos Municípios de Comodoro, Pontes e Lacerda, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Jauru, Figueirópolis D’Oeste, Vale de São Domingos, o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Décio Coutinho, elogiou a qualidade do rebanho bovino da região, que na última campanha de vacinação de febre aftosa obteve um índice de 99,6% de vacinação.

Segundo Décio, a região Oeste representa 10% do rebanho bovino do Estado, estimado em mais de 26 milhões de cabeça, e é responsável por 12% das áreas de pastagem do Estado. “A integração agricultura pecuária e a solução mais inteligente do agronegócio. Essa integração realmente vai promover o desenvolvimento da região e essa região vai superar as demais num curto espaço de tempo”, assinalou Coutinho.

O potencial da pecuária da região e as áreas que estão sendo destinadas à agricultura foi destacado pelo prefeito de Pontes e Lacerda, Newton de Freitas Miotto (PP). “É preciso inovar a agricultura para desenvolver a região. Esse encontro não vai só fortalecer o Município de Pontes e Lacerda, mas toda a região”, disse Miotto. “O Município vai se empenhar para buscar novas alternativas”.

O prefeito elogiou a iniciativa da Seder em promover o encontro e o Governo do Estado pelas parcerias que estão sendo feitas. De acordo com Miotto, para o desenvolvimento da agricultura na dois fatores são fundamentais para a região: estradas e armazéns. “Só somando forças vamos conseguir o desenvolvimento da região”.

Indea – O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Otaviano Pivetta, inaugura nesta sexta-feira (18.03), mais uma Unidade Regional de Execução no Município de Pontes e Lacerda em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda.

De acordo com o presidente do Indea, Décio Coutinho, a implantação da unidade irá desafogar a regional do Indea em Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) a qual são subordinados 23 Municípios da região. Dessa forma, avalia o presidente do Indea, Décio Coutinho, os serviços de fiscalização, monitoramento e sanidade animal e vegetal serão dinamizados. "Deixamos de sobrecarregar a unidade de Cáceres e aumentamos a capacidade de atendimento, o que também será feito em Alta Floresta, redobrando a vigilância sanitária em Mato Grosso", destacou.

O Indea irá inaugurar também uma unidade regional no Município de Matupá (695 km ao Norte de Cuiabá), desvinculando a cidade da regional de Alta Floresta, à qual pertencem 19 Municípios da região Norte.

O Indea passará a contar com 12 unidades regionais executoras: Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, São Felix do Araguaia, Cáceres, Sinop, Juína, Barra do Bugres, Pontes e Lacerda e Matupá.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351944/visualizar/