Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 18 de Março de 2005 às 14:08
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


A Secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, realizou ontem, uma verdadeira peregrinação, para conhecer a situação das escolas estaduais, em seis municípios da região do Médio-Norte, num total de 14 escolas.

Acompanhada do Presidente da AMM, José Aparecido dos Santos (PFL), Cidinho, Deputado Estadual, Campos Neto (PFL), e de um engenheiro da Seduc, Ana Carla, desembarcou no aeroporto de Novo Diamantino, e foi recepcionada pelo prefeito, Chico Mendes (PSB), de Diamantino e Vilson Ascari (PP), de Nortelândia, além de vereadores e secretários dos municípios vizinhos.

Em Novo Diamantino, Ana Carla Muniz, conheceu a situação das Escolas Estaduais, Manoel José Murtinho e Serra Azul. Em seguida, já em Diamantino, esteve na Plácido de Castro.

Em Alto Paraguai, acompanhada pelo prefeito Umbelino Alves de Campos (PFL), verificou as instalações das escolas Alexandre Gomes da Silva Chaves, Arnaldo Estevão de Figueiredo e Clóvis Pinheiro.

Em Nortelândia, o prefeito Vilson Ascari, mostrou a secretária, as condições das escolas, Emanuel Pinheiro da Silva Primo, Idalina de Farias e Desembargador Olegário Moreira de Barros.

No município de Arenápolis, onde parou para o almoço, acompanhada de autoridades locais, ela viu de perto a estrutura física da escola, Senador Filinto Muller, Governador João Ponce de Arruda, Prefeito Alfredo de Araújo Granja e 25 de Outubro.

Em Santo Afonso, esteve numa única escola, à Acadêmico Lauro Augusto de Barros. No município de Nova Marilãndia, escola 1° de Maio, que já se encontra em reforma, com recursos do estado, mais ainda necessita de recursos para sua completa conclusão. Ana Carla Muniz, ouviu dos diretos das escolas, praticamente as mesmas reivindicações, que vão desde a troca de pisos, a reparos na parte elétrica e hidráulica, até a cobertura de quadras poliesportivas. Algumas querem a construção de espaços para a pratica esportiva, salas para biblioteca, computação, entre outras solicitações.

O prefeito de Nortelândia, Vilson Ascari (PP), acredita que a visita terá resultados positivos, e que a secretária de educação do estado, se sensibilizará, dando prioridade às questões mais urgentes. “Ela pode verificar in-loco a situação em que se encontra todas as escolas, com esse raio-x terá uma visão mais concreta e deverá priorizar as questões mais urgentes, acredito” destacou Ascari.

O Presidente da AMM e Prefeito de Nova Marilândia, José Aparecido dos Santos (PFL), Cidinho, disse que intercedeu junto a Ana Carla, em virtude da cobrança de alguns prefeitos da região, para que as equipes de engenharia e pedagógica, verificassem os problemas existentes.

Ana Carla Muniz, avaliou positivamente a visita, porque segundo ela, pode ter condições de olhar as estruturas físicas, conversar com professores, servidores, comunidade e lideranças políticas, sentido a necessidade de cada uma delas. “É importante a presença do estado, para que possamos dar o retorno necessário a essas escolas” enfatizou Ana Carla, garantindo em seguida que muitas escolas serão beneficiadas com obras, reparos, reformas e equipamentos.

A pasta tem disponível hoje, R$ 35 milhões para rede física, mas levantamentos dos engenheiros, é de que necessitariam R$ 160 milhões, obrigando a Seduc a atender as escolas em situação de emergência ou onde já há uma demanda antiga. “A escolas que a mais de 20 anos, nunca receberam uma reforma do estado, então nós temos escolhido com muito carinho, para que maioria possa ser atendida” frisou Ana Carla Muniz.




Fonte: RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351959/visualizar/