Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 18 de Março de 2005 às 07:49
Por: Valéria Cristina da Silva

    Imprimir


O Ministério Público Estadual vai escolher hoje a lista tríplice de onde sairá o nome do próximo procurador-geral de Justiça de Mato Grosso. Luiz Eduardo Martins Jacob, atual procurador geral, disputa a reeleição com os procuradores Leonir Colombo, Waldemar Rodrigues dos Santos Júnior, Paulo Prado, e o promotor José Antonio Borges. Até ontem à tarde, 77 votos haviam chegado á capital pelo correio. A eleição acontece das 8h às 17 horas. Quem vai nomear o novo procurador geral, entre os três selecionados na eleição de hoje, é o governador Blairo Maggi (PPS).

Ao todo, 141 membros do MPE têm direito a voto, sendo 115 promotores e 26 procuradores. Se fosse pela lógica, o promotor José Antonio Borges teria vantagem sobre os outros candidatos, pois os promotores são em maior número. Na eleição passada, há dois anos, Borges participou da disputa, amparado por decisão judicial e figurou em primeiro lugar da lista tríplice, com seis votos a mais que o segundo colocado, Luiz Eduardo Martins Jacob.

Como a legislação estadual não permitia a participação de promotores na eleição, e o promotor discutia o assunto na Justiça, o governador optou por nomear Jacob. Contrariando o costume de nomear sempre o primeiro da lista. Neste ano, no último dia das inscrições para a disputa, a Assembléia Legislativa aprovou uma emenda constitucional que garantiu aos promotores o direito de concorrer ao cargo de promotor. Borges se inscreveu novamente, mas mesmo com a prorrogação do prazo dada pela comissão eleitoral, nenhum outro promotor se candidatou. A composição da lista tríplice será conhecida hoje mesmo. Maggi terá 15 dias para anunciar o novo procurador geral.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352056/visualizar/