Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 17 de Março de 2005 às 14:08
Por: Fernando Sousa

    Imprimir


Bill Gates não gostou muito do sucesso e da simpatia do Firefox, o navegador alternativo que já foi baixado mais de 25 milhões de vezes desde o seu lançamento, no final do ano passado. Em fevereiro, durante uma conferência sobre segurança, ele revelou que o Internet Explorer 7 já estava em desenvolvimento, e que uma versão beta pública seria lançada em meados de 2005.

O fundador da Microsoft escolheu um evento sobre segurança para o anúncio porque esse é justamente o foco do novo navegador: proteger os internautas de vírus, programas espiões, fraudes por e-mail e toda sorte de ameaças online. É pouco provável, no entanto, que a empresa deixe de aproveitar o upgrade para fazer melhorias consideráveis nas funcionalidades do envelhecido Internet Explorer. Uma das evoluções óbvias - e das mais desejadas - é a navegação por abas (tabs, em inglês). Significa que você poderá visitar várias páginas dentro da mesma janela do Internet Explorer, em vez de abrir múltiplas sessões do programa. A maioria dos navegadores alternativos já oferece o recurso há anos - inclusive aqueles que utilizam a base do próprio IE para funcionar. É possível ainda que o programa venha com um gerenciador de downloads simplificado, mas que permita a recuperação da transferência em caso de quedas de conexão.

A jornalista Mary Jo Foley, que mantém um site chamado Microsoft Watch (algo como "Microsoft Vigiada"), obteve informações de que a nova versão também contará com um leitor de RSS integrado. A empresa, de fato, está testando discretamente um serviço online chamado Start, que já pode ser acessado por meio do endereço www.start.com/1 (curiosidade: no endereço www.start.com/2, está disponível uma espécie de Favoritos online).

A Microsoft também deve embutir no Internet Explorer 7 algumas de suas ferramentas lançadas recentemente, como a barra do MSN Search. E deve integrar ainda mais o navegador com o Messenger e com o Space, o novo serviço de blogs da empresa. Quem pode ficar de fora do upgrade é o Outlook Express. Paul Thurrott, outro especialista em softwares Microsoft, revelou que a equipe responsável pelo cliente de correio eletrônico mantém o foco no Longhorn, a próxima versão do Windows - inicialmente, a empresa também pretendia lançar o IE7 com a nova versão do sistema operacional.

Sabe-se ainda que o navegador será compatível com CSS 2.0, imagens PNG transparentes e IDN (International Domain Name). E que o Internet Explorer 7 poderá ser instalado somente nos seguintes sistemas operacionais: Windows XP Service Pack 2, Windows Server 2003 Service Pack 1 e Windows XP Professional x64. O resto fica de fora.

E a segurança?

A atual versão do Internet Explorer (6.5) já é bem mais segura, desde que o usuário tenha instalado em sua máquina o Windows XP Service Pack 2, um pacote de atualizações para o sistema operacional que promove melhorias tanto no navegador como no Outlook Express. Mas o programa ainda é uma colcha de retalhos, recebendo seguidamente novas atualizações destinadas a corrigir as suas brechas de segurança.

O Internet Explorer 7 deverá ser integrado ao Microsoft Antispyware, lançado recentemente em versão beta. A empresa também pretende fazer com que o navegador ajude o usuário a combater as fraudes por e-mail, conhecidas como phishing scam.

O nível de segurança padrão - opção que pode ser alterada pelo usuário - será mais rígido. E de acordo com Mary Jo Foley, a interface SSL (Secure Sockets Layer) será aprimorada. Já o vice-presidente de segurança da Microsoft, Mike Nash, declarou que o IE7 incluirá uma "proteção de privacidade melhorada".

Vale lembrar que, também recentemente, a Netscape ressuscitou o seu navegador, com a versão 8.0 beta. Além de utilizar a base do Firefox, o foco está justamente na segurança. É mais um concorrente de peso para o Internet Explorer que vem por aí.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352245/visualizar/