Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 17 de Março de 2005 às 12:07
Por: Douglas Busvine

    Imprimir


Anatoly Chubais, presidente da empresa estatal russa que tem o monopólio do setor elétrico do país, sobreviveu a uma tentativa de assassinato hoje. Agressores detonaram uma bomba perto do carro dele e depois realizaram disparos com metralhadoras.

Chubais, 49 anos, ganhou fama como o arquiteto das reformas econômicas realizadas no país após o colapso da União Soviética, reformas essas responsáveis por tornar riquíssimos alguns poucos "oligarcas" e por baixar o padrão de vida de grande parte da população.

Atualmente, o empresário é o executivo-chefe do Sistema de Energia Unificado (UES) e o principal responsável por introduzir regras de competitividade no setor energético do maior país do mundo.

Em suas primeiras declarações depois do ataque, Chubais disse conhecer a identidade dos que desejavam vê-lo morto e afirmou que não seria intimidado.

"Tudo o que fiz ¿ ao reformar o setor energético do país e ao unir os partidos democráticos ¿ continuarei a fazer, com uma determinação redobrada", afirmou o empresário em um comunicado.

Funcionários da empresa disseram que Chubais chegou ao escritório dele em Moscou sem qualquer ferimento depois da tentativa de assassinato. Segundo a polícia, o empresário viajava com dois carros na estrada de Minsk, oeste de Moscou, quando se viu sob ataque, às 9h30 (4h30 em Brasília).

A BMW blindada em que estava Chubais deixou o local da explosão imediatamente enquanto guarda-costas que o acompanhavam em um segundo veículo saíram para responder aos disparos. Os dois agressores conseguiram fugir.

Chubais, ex-líder da União das Forças de Direita, abandonou a política em 1998 para assumir o comando do UES. Em uma pesquisa recente, o nome dele foi apontado como o do empresário mais influente da Rússia hoje em dia. O UES é a sétima maior empresa da Rússia, com um faturamento de US$ 21,6 bilhões.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352281/visualizar/