Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 17 de Março de 2005 às 11:25

    Imprimir


O suposto criminoso de guerra servo-bósnio Drago Nikolic foi nesta quinta-feira para Haia para se entregar voluntariamente ao Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPII).

Nikolic, de 48 anos, embarcou em um avião em Belgrado acompanhado pelo ministro sérvio para a Administração Local, Zoran Loncar, membro do conselho nacional para a cooperação com o TPII, depois que o governo da Sérvia anunciou sua entrega voluntária na terça-feira.

O TPII acusou este ex-chefe de segurança da Brigada de Zvornik do exército servo-bósnio de genocídio e crimes contra a humanidade em relação ao massacre de cerca de 7.800 muçulmanos do enclave de Srebrenica, registrado meses antes do fim da guerra civil bósnia (1992-1995).

Nikolic é o nono suposto criminoso de guerra cuja entrega voluntária foi estimulada pelo governo da Sérvia desde outubro.

O Executivo oferece aos acusados garantias para que possam solicitar a liberdade provisória até o início do julgamento e se compromete a ajudar suas famílias.

A plena cooperação com o TPII é uma das principais condições para a aproximação da união estatal da Sérvia e Montenegro (Estado herdeiro da Iugoslávia) da União Européia (UE) e da Otan.

A corte internacional exige que a Sérvia extradite ou ajude na captura de outros 15 acusados de crimes cometidos durante as guerras de Croácia, Bósnia e Kosovo da década passada, incluídos os ex-líderes servo-bósnios Radovan Karadzic e Ratko Mladic.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352291/visualizar/