Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 16 de Março de 2005 às 17:50
Por: Spency Pimentel

    Imprimir


Dourados (MS) – A mais importante reunião de líderes políticos e religiosos dos guarani-kaiowá de Mato Grosso do Sul terá edição especial neste fim de semana para mostrar que o problema da desnutrição entre as crianças indígenas está diretamente relacionado à falta de terras. "Neste momento em que nosso povo está sendo falado no Brasil e no mundo todo, queremos mostrar nossa luta e nossa força", afirma a convocatória para a reunião.

A Aty Guasu (Reunião Grande) acontece a partir desta quinta-feira em Nhande Ru Marangatu. A área fica no município de Antônio João e já foi demarcada, mas, mesmo assim, uma ordem de reintegração de posse impede que quase 600 índios ocupem seus cerca de 9,3 mil hectares. "Decidimos realizar ela no Cerro Marangatu (outra denominação da área), por ser ali que nossos parentes estão enfrentando uma luta muito grande para permanecer em sua terra, pois os fazendeiros, através da Justiça, estão querendo tirar nossos irmãos de lá de qualquer jeito", diz ainda o convite, assinado pela Comissão de Direitos Indígenas Guarani Kaiowá.

"Queremos fazer nossa reunião grande lá para dizer ao presidente Lula que ele tem que assinar logo a homologação dessa terra, assim como muitas outras também", explica o texto. O evento também vai prestar homenagem ao líder guarani Marçal de Souza Tupã’y, que foi assassinado em Nhande Ru Marangatu em 1983.

No domingo, dia 20, devem comparecer ao evento autoridades estaduais e federais. Entre os convidados aguardados estão o governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda.




Fonte: Agencia Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352422/visualizar/