Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 16 de Março de 2005 às 14:29

    Imprimir


A Secretaria de Saúde de Várzea Grande iniciou, nesta quarta-feira (16.03), o novo sistema de regulação dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos no município. A partir de agora, todos os pacientes passarão pela Central de Regulação instalada no Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG), inclusive aqueles pacientes que procurarem inicialmente os hospitais conveniados ou privados do município.

A medida está sendo implantada com o intuito de organizar e facilitar o fluxo e o acesso dos usuários aos serviços do Sistema Único de Saúde - SUS, otimizando o tempo e priorizando a igualdade do atendimento aos cidadãos.

Caberá a central de Regulação controlar as condições de acesso dos pacientes aos hospitais conveniados de acordo com os recursos assistenciais disponíveis de cada um deles, ou seja, de acordo com o número de leitos disponíveis cadastrados diariamente pela central, no início da manhã e no início da tarde.

Para encaminhar os pacientes, serão obedecidos alguns critérios pré-estabelecidos, como por exemplo a ordem de encaminhamento aos hospitais. Primeiro serão para hospitais públicos, depois os filantrópicos e conveniados e, por último, os privados.

“Nós vamos fazer com que o atendimento seja priorizado em hospitais públicos, mas, ao mesmo tempo, iremos desafogar o PSMVG encaminhando pacientes para hospitais em que hajam vagas, caso elas não estejam disponíveis no Pronto Socorro”, afirmou o secretário de Saúde de Várzea Grande, Arilson Arruda.

No novo sistema, os laudos de solicitação de internação, devidamente autorizados pelo médico regulador, serão recolhidos duas vezes por dia para providências quanto à internação e transferência de pacientes. Após a entrega dos laudos, a central providenciará a vaga de acordo com a complexidade do caso, obedecendo ao sistema de rateio entre os hospitais e às necessidades do paciente.

De acordo com a supervisora da central de Regulação da Fundação de Saúde de Várzea Grande, Marilene Padilha, a implantação desse sistema é uma normatização do Ministério da Saúde e já funciona em centenas de municípios em todo o país.

“No início teremos algumas dificuldades quanto à estruturação do sistema porque toda mudança gera conflito, mas os problemas serão superados e quem vai sair ganhando é a população”, afirmou Marilene.

O secretário de Saúde lembrou que estão sendo tomadas várias medidas para melhorar o atendimento ao cidadão, como a implantação do sistema de agendamento que permite ao cidadão marcar sua consulta no posto de saúde mais próximo de sua residência, acabando assim com as enormes filas para conseguir uma senha de atendimento.

Além do PSMVG, existem ainda os Hospitais Samaritano, Santa Rita, São Luiz, São Lucas e Lírio dos Vales.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352465/visualizar/