Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 16 de Março de 2005 às 07:05

    Imprimir


vitamina E não previne ataques cardíacos e câncer e pode na verdade ser nociva quando tomada em grandes doses, alertou nesta terça-feira um conceituado jornal médico.

Segundo um estudo de sete anos com milhares de pacientes com doenças cardíacas e diabetes, os cientistas descobriram que os suplementos de vitamina E não só não evitam ataques cardíacos e câncer, como podem aumentar os riscos de parada cardíaca. "Em conjunção com sua falta de eficiência, o potencial nocivo sugerido por nossas descobertas apóia fortemente a tese de que os suplementos de vitamina E não devem ser usados em pacientes com doença vascular ou diabetes", destacou a chefe da equipe de cientistas, dra. Eva Lonn, do Instituto de Pesquisas de Saúde Humana da Universidade McMaster em Hamilton, Canadá.

O estudo foi publicado no Jornal da Associação Médica Americana e se baseou no acompanhamento de 9,541 mil pacientes por volta dos 55 anos em 267 centros de pesquisa da América do Norte e da Europa. Todos os pacientes tinham doença vascular ou diabetes. Alguns receberam um placebo e outros, uma dose diária de 400 IU de vitamina E. O estudo inicial durou apenas cinco anos. Nos dois anos seguintes, 3,994 mil pacientes continuaram o estudo e 730 concordaram em seguir com um acompanhamento.

Estudos anteriores de epidemiologia e biologia experimental sugeriram que os antioxidantes como a vitamina E evitariam danos celulares e o desenvolvimento de células cancerosas, bem como reduzir o acúmulo de colesterol nas artérias.

"Este relatório efetivamente fecha a porta para a idéia de um grande efeito protetor com a exposição a longo prazo a este suplemento", destacaram os doutores B. Greg Brown e John Crowley, em um editorial que acompanha o artigo. Segundo eles, este estudo mostra ainda que a febre dos antioxidantes observada nos anos 90 - quando se tornou popular o uso de vitaminas E e C e suplementos de betacaroteno para bloquear o câncer e ataques cardíacos - na verdade não traz benefícios reais às pessoas.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352592/visualizar/