Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 15 de Março de 2005 às 13:38

    Imprimir


Um componente químico do chá verde pode abrir uma nova porta para a luta contra o câncer, segundo um estudo de cientistas espanhóis e britânicos publicado hoje pela revista Cancer Research. O polyphenol EGCG, presente nas folhas do chá verde (Camellia sinensis), consegue inibir o crescimento das células cancerígenas quando são tomadas duas ou três xícaras do produto por dia, indicam os especialistas da Universidade de Múrcia (Espanha) e do Centro John Innes de Norwich (Inglaterra).

Até agora, os cientistas sabiam que o chá verde reduzia os riscos de ter certos tipos de câncer graças à concentração de antioxidantes Segundo os resultados do novo trabalho, os benefícios do EGCG podem ser similares aos do remédio anticancerígeno methotrexate e poderia, até mesmo, ter menos efeitos colaterais.

"O EGCG tem uma estrutura muito similar ao methotrexate, e descobrimos que ele pode matar células cancerígenas de forma muito parecida", assegurou o pesquisador espanhol da Universidade de Múrcia, José Neptuno Rodríguez-López, em declarações divulgadas pela BBC.

Os pesquisadores estudarão agora o desenho e o desenvolvimento de um novo fármaco anticancerígeno a partir do EGCG capaz de matar as células de um tumor sem afetar as células benignas, segundo Neptuno. O consumo do chá verde é recomendado atualmente pelos especialistas por seu possível papel na prevenção do câncer, mas se desaconselha o consumo excessivo por parte de grávidas, já que pode incrementar o risco de defeitos no sistema nervoso do bebê.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352765/visualizar/