Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 15 de Março de 2005 às 13:30
Por: Stênio Ribeiro

    Imprimir


Brasília - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia, a partir das 15 horas de hoje, a reunião mensal de dois dias para avaliar a condução das diretrizes de política monetária e definir a taxa básica de juros, que serve de parâmetro para os financiamentos diários com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Por isso, a taxa de juros também é chamada de taxa Selic.

Na primeira fase da reunião, o presidente e diretores do Banco Central que compõem o colegiado do Copom ouvem exposições técnicas dos chefes de Departamento e do gerente-executivo de Relacionamento com Investidores da instituição, que apresentam análises da conjuntura interna, em especial quanto ao controle inflacionário, finanças públicas, balanço de pagamentos do governo, reservas do país, mercado de câmbio e agregados monetários.

Hoje será feita uma avaliação das tendências da inflação e análise das expectativas para a economia. A decisão sobre a taxa de juros só será anunciada no final da tarde de amanhã, ao término da segunda fase da reunião. Participam dessa fase apenas a diretoria do BC com direito a voto e o chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep) da instituição, que não vota.

A expectativa dos analistas de mercado é de que a taxa atual, de 18,75%, aumente para 19,25% ao ano, encerrando o processo de ajuste monetário iniciado em setembro do ano passado, quando os juros estavam em 16%. De acordo com o Boletim Focus, divulgado nessa segunda-feira pelo BC, a tendência é de alta, no momento, mas os especialistas em acompanhamento financeiro apostam na queda gradativa da inflação, a partir de abril, abrindo espaço para redução dos juros no segundo semestre, de modo a que a taxa Selic encerre 2005 em 17% ao ano





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352771/visualizar/