Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 15 de Março de 2005 às 09:52

    Imprimir


Brasília - Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso e Gilmar Mendes assumem hoje os cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em cerimônia marcada para as 17h30. Carlos Velloso vai tomar posse na vaga de Sepúlveda Pertence, que concluiu seu mandato de ministro.

A sessão solene de posse será realizada no plenário do TSE e transmitida em um telão instalado no auditório da corte. Durante a cerimônia, o ministro Peçanha Martins discursará em nome do TSE, Claúdio Fonteles em nome da Procuradoria-Geral Eleitoral e Roberto Rosas em nome do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Nascido em Entre Rios, Minas Gerais, Carlos Velloso ocupará a presidência do TSE até janeiro de 2006, quando completará 70 anos de idade. Velloso já presidiu o TSE no período de 1994 a 1996 e o Supremo Tribunal Federal no período de 1991 a 2001.

Natural de Diamantino, no Mato Grosso, Gilmar Mendes é ministro do STF desde junho de 2002. Antes, ele exerceu o cargo de advogado geral da União.

O plenário do TSE é formado por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas nomeados pelo presidente da República.

Entre os 230 convidados estarão os presidentes da Câmara, Severino Cavalcanti; do Senado, Renan Calheiros; do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim; do STJ, Edson Vidigal; do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Vantuil Abdala; o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, José Dirceu, e o procurador-geral da República, Cláudio Fonteles.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352824/visualizar/