Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 11 de Março de 2005 às 23:12

    Imprimir


Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira que o Irã tem o direito de desenvolver seu programa de energia nuclear. A afirmação foi feita durante um encontro entre o líder venezuelano e seu colega iraniano, Mohammad Khatami, em Caracas, marcando um aprofundamento nas relações entre os dois países, que mantêm tensas relações com os Estados Unidos.

Tanto Chávez quanto Khatami são vistos como potenciais problemas por Washington, que em várias ocasiões criticou o programa nuclear iraniano e a "verve ditatorial" do presidente venezuelano.

"O Irã tem o direito de desenvolver energia atômica como qualquer outro país no mundo, assim como manter suas pesquisas neste campo", afirmou Chávez. "A Venezuela e o Irã concordam em rejeitar firmemente a política imperialista dos Estados Unidos", disse Chávez depois de um encontro com Khatami no Palácio Miraflores, em Caracas. "Irã e Venezuela, estes dois irmãos, caminharão juntos para sempre".

Durante o encontro, representantes dos dois presidente assinaram cerca de 20 acordos comerciais, industriais, agrícolas e petrolíferos. A reunião entre Chávez e Khatami ocorreu cinco dias antes da cúpula da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), quando será discutido o valor da commodity, que esta semana ultrapassou os US$ 50 o barril. Venezuela e Irã são membros da Opep.

Entre outros, os dois países firmaram contratos para a construção de fábricas de implementos agrícolas e cimento e realizar alguns projetos conjuntos de exploração de petróleo, pesquisa petroquímica, construção de casas populares, transporte marítimo e linhas de crédito para a exportação.

O vice-ministro de Relações Exteriores para o Oriente Médio, Ásia e Oceania, William Izarra, disse à agência estatal de notícias que a visita de Khatami, a terceira em menos de cinco anos, é uma clara mostra da consolidação da tese da "multipolaridade" promovida por Chávez.




Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353400/visualizar/