Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 10 de Março de 2005 às 23:59

    Imprimir


A greve geral que assolou a França nesta quinta-feira não perturbou "em absoluto" os trabalhos da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) que se encontra em Paris, assegurou o prefeito da cidade, Bertrand Delanoë, que considerou superado esse teste.

A candidatura parisiense dissimulou mal o nervosismo surgido pela greve no segundo dia de visita dos inspetores do COI, justamente coincidindo com a visita às instalações esportivas, mas hoje não quis esconder que tudo se desenvolveu de "forma conveniente".

"As autoridades policiais puseram tudo em marcha para que a greve não incomodasse a visita dos inspetores. Acho que demonstramos que somos capazes de passar por testes como este", disse à EFE o ministro de Esportes, Jean-François Lamour.

De fato, a maioria das manifestações aconteceu no sul e no leste da cidade, enquanto que os inspetores do COI estavam no norte e oeste.

Mesmo durante as concentrações, os líderes sindicais manifestaram seu apoio à candidatura parisiense.

Apesar de centenas de milhares de franceses terem realizado um manifesto pelas ruas de Paris em defesa do emprego, os salários e a semana de trabalho com 35 horas, a comissão de avaliação "trabalhou duro", ironizou Delanoë.

Eles visitaram em primeiro lugar os terrenos que abrigariam a Vila Olímpica e foram posteriormente aos dois pólos que concentrarão 80% das competições, um situado no norte e outro no oeste.

Lamour afirmou que "os inspetores do COI puderam comprovar ao vivo o que tínhamos dito em nosso dossiê, ou seja, que o conceito dos Jogos que propomos é compacto e que as distâncias e tempos que separam a Vila dos estádios são as que dizíamos".

De uma certa forma, a greve foi um aliado da candidatura, já que o tráfego era menor que em um dia normal, mas Lamour acredita num mês de agosto em que não haja mais veículos nas estradas.

Os inspetores visitaram os terrenos que abrigarão a Vila Olímpica, uma antiga estação ferroviária atualmente utilizada e que deixaria na cidade um novo bairro, com casas sociais e dedicadas aos estudantes.

Posteriormente, os inspetores foram ao norte da cidade, local que sediará grande parte das competições e onde fica o Stade de France, que seria olímpico em caso de vitória parisiense.

Depois de visitar os terrenos do futuro centro de imprensa, a Comissão de Avaliação comprovou que Paris cumpriu sua promessa de mudar o nome do estádio para Stade de France Paris 2012 até 7 de julho.

Também comprovaram o estado atual dos terrenos nos quais esperam erguer o Super Dome e a piscina olímpica antes de viajar ao leste da cidade, onde fica Roland Garros, o Parc des Princes (estádio do Paris Saint-Germain). Esta parte da cidade terá um novo pavilhão, para 15.000 lugares.

Esta obra, situada no Bosque de Bolonha, o pulmão de Paris, provocou críticas de associações ecologistas, que amanhã serão recebidos pela Comissão de Avaliação. Eles pedirão que o grupo "exija a Paris que modifique esse projeto".

"Delanoë não pode dizer que quer fazer os primeiros Jogos ecológicos da história e ao mesmo tempo encher de cimento dois hectares de floresta", assegurou à EFE o presidente da organização ecologista Île-de-France Environnement (IdFE), Marc Ambroise-Rendu, cujo grupo reúne 350 associações da região de Paris.

Após receber os ecologistas, os inspetores iniciarão uma nova jornada de trabalho, a penúltima, que terá enfoque em aspectos como segurança, imigração e formalidades alfandegárias, aspectos jurídicos e de marketing, além do projeto de negócios aos meios de comunicação e às finanças.

O primeiro-ministro da França, Jean-Pierre Raffarin, acompanhado dos ministros de Exteriores, Transportes, Economia e Turismo, participarão de um almoço de trabalho com os inspetores, que à noite serão recebidos para um jantar de gala pelo presidente, Jacques Chirac.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353649/visualizar/