Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 10 de Março de 2005 às 19:07
Por: Denis Eduardo Serio

    Imprimir


Os brasileiros se preocupam com o futuro do abastecimento de água no país, mas não têm muito conhecimento de quem mais consome e polui os recursos hídricos, revelou uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Ibope e pela organização WWF-Brasil. Oitenta e oito por cento dos entrevistados acreditam que o país irá sofrer com problemas de água a médio ou longo prazo, mostrou o estudo divulgado nesta quinta-feira. Esse número sobe para 94 por cento entre os jovens.

Cerca de 74 por cento das pessoas chegam a ser a favor de um pequeno imposto por uso de água por parte daqueles que gastam mais ou poluem as reservas.

A pesquisa apontou, no entanto, que o cidadão desconhece quais atividades mais gastam água. Na opinião de 41 por cento dos entrevistados, a indústria é responsável pelo maior gasto, seguida pelas residências. Na verdade, diz a pesquisa, a agricultura é o setor que mais consome água, (70 por cento dos recursos).

A média nacional dos brasileiros que não sabem como evitar o desperdício é de 12 por cento. Esse número, porém, é maior em centros específicos, como o Rio de Janeiro, onde um quarto da população não sabe ou não opinou sobre o que fazer para economizar água.

O Ibope ouviu mil pessoas em todo o país em novembro de 2004, e os entrevistados tinham 16 anos ou mais e abrangiam todos os níveis salariais e escolares.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353715/visualizar/