Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 10 de Março de 2005 às 16:40
Por: Dan Williams

    Imprimir


Soldados de Israel e dos Estados Unidos começaram na quinta-feira seu exercício militar bienal conjunto, que, segundo fontes israelenses, visa a melhorar a capacidade do Estado judaico contra um eventual ataque de mísseis iranianos.

O exercício, batizado de Juniper Cobra, vai durar um mês. Serão testados os sistemas antimísseis israelenses Arrow II em conjunto com os Patriot dos EUA, que derrubam projéteis em baixas altitudes.

"Não há absolutamente nenhuma conexão entre este exercício e qualquer fato na região (do Oriente Médio)", disse a porta-voz militar norte-americana Connie Summers ao jornal das Forças Armadas, o Stars and Stripes.

Mas fontes israelenses afirmaram que a operação Juniper Cobra vai considerar os avançados mísseis iranianos Shahab-3, capazes de atingir Israel, como sendo a principal "ameaça".

"Estes jogos de guerra sempre levam um inimigo real em consideração", disse uma fonte. "Da última vez, eram os mísseis Scud do Iraque. Desta vez, são os Shahabs iranianos."

Os temores de um confronto entre Israel e seu arquiinimigo Irã aumentaram nos últimos meses. Israel e os EUA acusam a República Islâmica de desenvolver armas nucleares, e insinuam que podem adotar uma ação militar para impedi-la.

Teerã afirma que seu programa nuclear tem fins exclusivamente pacíficos e que o Shahab é um instrumento de dissuasão — especialmente contra o arsenal nuclear sabidamente existente em Israel. O Irã promete retaliar se for atacado. O Arrow é o único sistema do mundo capaz de interceptar mísseis em nível atmosférico, uma vantagem considerada essencial para evitar o devastador ataque de ogivas não-convencionais.

O Iraque disparou 39 Scuds com ogivas convencionais contra Israel durante a Guerra do Golfo, em 1991, causando uma morte e amplos danos em bairros residenciais, especialmente no litoral do Mediterrâneo.

Os mísseis Patriot fornecidos a Israel foram em geral ineficientes na interceptação dos Scuds, mas desde então foram aprimorados.

Especialistas independentes estimam que o índice de acerto dos Arrow é de 95 por cento, mas alguns duvidam de que ele seja eficiente contra uma saraivada de Shahabs-3, que são quatro vezes mais velozes que os Scuds.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353764/visualizar/