Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 10 de Março de 2005 às 12:07

    Imprimir


São Paulo - O embaixador do Brasil em Roma, Itamar Franco, pediu ao Itamaraty que as atividades de busca do engenheiro João José Vasconcelos Júnior, seqüestrado no Iraque em janeiro, sejam centralizadas na capital italiana. "O pedido formal foi encaminhado para o Itamaraty nesta quarta-feira, com caráter de urgência", disse o ex-presidente.

Segundo ele, é graças às boas relações entre Itália e Brasil que os italianos estão colaborando com as autoridades brasileiras na busca do engenheiro seqüestrado. "Independente de minha proposta, que é mais ampla, eles vão continuar colaborando. Ontem e hoje estiveram aqui dois funcionários do serviço de inteligência", declarou.

Embora considerando "válidas" as buscas através das embaixadas dos países do Oriente Médio, Itamar acredita que é por meio da Itália que está a maior possibilidade de o Brasil conseguir ajuda. Ele baseia essa convicção no fato de a Itália manter forças militares, serviços de inteligência e serviço diplomático no Iraque. "Três coisas que o Brasil não tem, nem serviço diplomático, nem forças militares - porque somos contra a guerra -, nem serviço de inteligência, então dependemos de outros", afirmou.

Segundo o projeto do embaixador, quem atuaria seria o próprio governo brasileiro, com a ajuda dos italianos. "Nada de forças militares brasileiras, nada a ver com tropas. Apenas se usaria a diplomacia e os serviços de inteligência brasileiros", disse.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353858/visualizar/