Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 10 de Março de 2005 às 10:00

    Imprimir


Hanói - O Vietnã inicia hoje as comemorações dos 30 anos do fim da guerra com os Estados Unidos, lembrando a conquista pelos comunistas, em 10 de março de 1975, da estratégica cidade de Buon Ma Thuot, localizada no centro do país. Milhares de pessoas deverão participar dos festejos, que contarão com a presença de membros do Politburo, órgão político do Partido Comunista do Vietnã (PCV).

No dia 10 de março de 1975, as forças comunistas atacaram a cidade controlada por tropas do regime de Saigon, pró-Estados Unidos. Algumas semanas mais tarde, os comunistas lançaram o assalto final a Saigon, cuja queda, em 30 de abril, marcou o final da Guerra do Vietnã.

Retrospectiva histórica - Em 1946, a tentativa da França de restabelecer o colonialismo no sudeste asiático, provocou a Guerra da Indochina, que culminou com a derrota francesa na Batalha de Dien Bien-phu, em 1954. Nesse mesmo ano, a Conferência de Genebra, convocada para negociar a paz na Indochina, reconheceu a independência do Camboja, Laos e Vietnã.

Mas, na conjuntura internacional da "guerra fria", o Vietnã dividiu-se em dois a partir do paralelo 17: o norte, socialista representado pela República Democrática Popular do Vietnã, liderada por Ho Chi Minh, com capital em Hanói; e o sul, capitalista formado pela República Democrática do Vietnã, comandada por Ngo Dinh-diem, com capital em Saigon. Segundo a Conferência de Genebra, a divisão seria temporária e a reunificação do país deveria acontecer em 1956, com a convocação de eleições populares.

O cancelamento das eleições pelo governo do Vietnã do Sul desencadeou a Guerra do Vietnã em 1960, ano em que foi fundada a Frente de Libertação do Vietnã do Sul (Vietcong), guerrilha comunista apoiada pelo Vietnã do Norte. A partir de então, o regime pró-ocidental do sul passou a contar com a colaboração de consultores norte-americanos enviados pelo presidente John Kennedy.

Em 1964, alegando que navios americanos tinham sido atacados por lanchas do Vietnã do Norte, o presidente Lyndon Johnson, autorizou a intervenção militar ao país asiático. No auge da guerra, os EUA chegaram a ter 550 mil soldados combatendo no Vietnã do Sul. Nova escalada de guerra iniciou-se em 1965, quando o governo norte-americano iniciou um bombardeio sistemático sobre o Vietnã do Norte. Em janeiro de 1968, o Vietnã do Norte e os guerrilheiros vietcong desencadearam a "ofensiva do Tet" (ano-novo vietnamita), que deu inicio à lenta derrocada norte-americana.

A luta entre as forças sul-vietnamitas e o Vietcong se estendeu até 30 de abril de 1975, quando os Estados Unidos retiraram seus últimos representantes de Saigon. A Guerra do Vietnã chegava ao fim com a conquista de Saigon pelo Vietcong. Em 2 de julho de 1976, sob regime comunista, a reunificação do país é oficializada sob a denominação de República Socialista do Vietnã.





Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353931/visualizar/