Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 09 de Março de 2005 às 21:30

    Imprimir


A segunda reunião que altos comandantes israelenses e palestinos realizaram nesta quarta-feira para acertar a retirada do distrito de Jericó também acabou sem resultados, informaram fontes militares de Israel.

Os generais Tal Russo, de Israel, e Haj Ismail, da Autoridade Nacional Palestina (ANP), não conseguiram chegar a um acordo sobre a ordem de retirada militar. Outra questão indefinida é a polêmica em torno do povoado de Auja, ao norte de Jericó e principal empecilho das negociações.

Os dois militares já tinham se reunido no início da tarde em uma primeira tentativa para acertar essa retirada, anunciada nesta terça-feira depois de um encontro entre o ministro da Defesa israelense, Shaul Mofaz, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, na passagem de Erez, na Faixa de Gaza.

Auja, ao norte de Jericó, esteve sob o regime de autonomia criado pelos acordos de Oslo (1993-2000), e a ANP exige agora que o exército israelense deixe o povoado, de acordo com as promessas feitas pelo primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, na cúpula de Sharm el-Sheikh, no dia 8 de fevereiro.

Israel teme que a devolução vire um obstáculo para o deslocamento de suas forças e de civis pela região, já que uma estrada crucial no vale do Jordão cruza o povoado palestino de norte a sul.

Os dois encontros entre Russo e Haj Ismail duraram menos de uma hora.

Outro empecilho nas conversações desta quarta-feira foi o pedido palestino de que Israel retire todos os controles militares das estradas da Cisjordânia para incentivar o livre movimento dos palestinos. Segundo as fontes, Israel negou a solicitação.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353999/visualizar/