Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 09 de Março de 2005 às 19:55

    Imprimir


Manila - Pelo menos 27 crianças morreram e cem foram internadas depois de comerem um doce feito de mandioca no intervalo das aulas desta quarta-feira em uma escola do sul das Filipinas. Francisca Doliente contou que Arve Tamor, sua sobrinha de 9 anos, comeu um pedaço de um doce de mandioca frita caramelada comprado por uma colega numa barraquinha em frente à escola San José. "A amiguinha dela morreu. Minha sobrinha está sendo tratada", disse.

Segundo o doutor Harold Gallego, médico de um hospital para onde foram levadas 47 crianças na vizinha cidade de Talibon, "muitas crianças disseram ter comido apenas dois pedaços, pois o gosto era muito amargo. Os efeitos foram sentidos de cinco a dez minutos depois". As vítimas sofreram fortes dores no estômago, vômitos e diarréia. A mulher que vendia o doce também foi internada. Investigadores colheram amostras da mandioca servida para que o alimento seja analisado por especialistas.

As inúmeras variedades de mandioca podem ser divididas basicamente em 2 grupos: mansas ou bravas. O alimento é rico em proteínas, minerais e nas vitaminas A, B e C. A mandioca brava pode ser venenosa se não for preparada adequadamente. O tubérculo deve ser torrado, assado ou cozido para liberar o ácido cianídrico. Se ela for ingerida crua, o sistema digestivo converterá parte de seus nutrientes em cianeto. Dois simples pedaços crus do tubérculo podem conter uma dose letal.





Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354021/visualizar/