Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 09 de Março de 2005 às 13:33

    Imprimir


A produção industrial brasileira registrou queda de 0,5% em janeiro na comparação com dezembro, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Entretanto, houve crescimento de 6% na comparação com janeiro de 2004.

A queda na produção em janeiro já era esperada pelo mercado. O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) previa uma retração de 2,2% com base nos resultados das indústrias de aço, papelão, veículos e consumo de energia. A avaliação do instituto é de um cenário de "acomodação da atividade industrial, com desaceleração das taxas de crescimento".

Além do patamar elevado alcançado pela indústria, analistas mencionam fatores como os gargalos estruturais e o aumento da taxa básica de juros, de 16% para 18,75% ao ano, desde setembro, como entraves para a manutenção no ritmo de crescimento do setor.

Segundo o IBGE, a redução em relação a dezembro atingiu treze das 23 atividades de indústria que têm suas séries ajustadas. Por categorias, observa-se que a queda no período ocorreu, principalmente, na área de bens de consumo duráveis (-4,3%, após o acréscimo de 2,8% de novembro para dezembro).

Outros setores que também tiveram queda no mês foram bens de capital (-1,5%), que também apresentou desempenho positivo em dezembro (1,7%), e bens intermediários (-1,4%, após registrar taxa de 1,2% em dezembro).

O único segmento com resultado positivo foi o de bens de consumo semiduráveis e não-duráveis, com avanço de 3,7%, o terceiro consecutivo na comparação com o mês anterior.

No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial apresenta expansão de 8,5%.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354111/visualizar/