Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 08 de Março de 2005 às 11:50
Por: Edna Pedro

    Imprimir


Cerca de 10 mil peças que revelam o cotidiano e rituais de comunidades indígenas presentes há mil anos em Mato Grosso serão expostas no Museu de Arqueologia, Etnografia, Paleontologia e Espeleologia de Cáceres, que foi inaugurado nesta segunda-feira (07) pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, em cerimônia presidida pelo governador, Blairo Maggi e o reitor Taisir Karim.

Parte do material é o acervo etnográfico e arqueológico do Núcleo de Assuntos Indígenas da Unemat (NAI) coletados em um trabalho realizado ao longo de 10 anos. As peças remetem a vivências e rituais de grupos indígenas de Mato Grosso, do Brasil e de outros países.

O acervo Etnográfico é composto por utensílios domésticos e artefatos rituais de 40 grupos étnicos que foram doados a Universidade pelas respectivas comunidades durante I Conferência Ameríndia de Educação, realizada no estado em 1998.

Já o acervo arqueológico é resultado de escavações em sítios arqueológicos na região do Alto Paraguai e revelam rituais de sepultamento de comunidades que habitavam a região acerca de mil anos. A maioria das peças, entre adornos, anexos e urnas funerários, foram coletadas em escavações nos sítios arqueológicos de Jatobá e Índio Grande, localizados rio abaixo, a 240 km de Cáceres. Os projetos foram desenvolvidos em parcerias entre a Unemat, Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional, (IPHAN) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo entre os apoiadores financeiros a Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso, Fapemat.

Compõe também o acervo, peças de sítios arqueológicos localizados nos municípios de Indiavai, (MT) e Unai (Minas Gerais) doados pela empresa Griphus Consultoria Cultural.

Segundo o pesquisador da Unemat, Luciano Silva o museu possibilita toda estrutura técnica para o acondicionamento do material, respeitando as normas vigentes acerca do patrimônio arqueológico, além de ter laboratórios que possibilitam a higienização do material.

Um projeto apresentado pelo pesquisador ao IPHAN garantiu um recurso do governo federal no valor de R$ 80 mil para aquisição de arquivos deslizantes que darão suporte ao acervo. Este valor será acrescido com R$ 58 mil 500 com recursos próprios da Unemat.

O diretor da GasOcidente em Mato Grosso, Tony Henshaw anunciou na manhã de hoje que cerca de 5 mil peças arqueológicas encontradas durante a fase de construção do gasoduto Bolívia Mato Grosso serão disponibilizadas para o Museu.

Recursos da empresa possibilitaram a concretização da estrutura física do Museu a partir um projeto de compensação ambiental pelos eventuais danos causados ao meio ambiente, sítios arqueológicos e riquezas históricas do município durante a construção do gasoduto.

A partir dessa semana o museu sediará exposições subsidiadas por esses acervos com o objetivo de socializar a história e a cultura dos povos difundidas nas áreas do conhecimento em Arqueologia, Etnografia, Paleontologia e Espeleologia.





Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354209/visualizar/