Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 07 de Março de 2005 às 20:06

    Imprimir


No dia 8 de março de 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de New York, nos Estados Unidos, entraram em greve, reivindicando a redução da jornada de trabalho e salário igual ao dos homens. Consta que um turno diário chegava a 16 horas e que seus proventos seria um terço daqueles pagos aos homens

Os patrões trancaram as grevistas e incendiaram a fábrica.

Em homenagem às trabalhadoras que morreram queimadas, o 1° Congresso Internacional da Mulher, realizado na Dinamarca em 1910, estabeleceu essa data como "O Dia Internacional da Mulher".

A busca da liberdade, da igualdade e da fraternidade entre seres humanos, sempre fez suas vítimas pelos fúteis e absurdos motivos de cor, sexo e credo.

E maior é o absurdo, quando se sabe que raça só existe uma: a humana!

Tortura de mulheres é generalizada no mundo Londres - A tortura de mulheres e meninas é generalizada e muitas sofrem nas mãos de pessoas conhecidas, é o que informa o relatório: "Corpos Quebrados, Mentes Destroçadas".

"A percepção comum é de que a tortura ocorre nas delegacias de polícia", disse Angelika Pathak, do Grupo de Direitos Humanos. "Isso não é verdade. Ela é um fenômeno global, que ocorre em muitos contextos. Baseia-se na discriminação."

Em todos os países mulheres são espancadas e violentadas por maridos ou namorados. Nos países mais pobres, são forçadas a se casar ou a integrar redes de tráfico humano.

Segundo o Banco Mundial, pelo menos 20% das mulheres já foram vítimas de violência física ou sexual. Um informe oficial norte-americano calcula que a cada 15 segundos uma mulher é espancada, e 700 mil são violentadas por ano.

Na Índia, mais de 40% das mulheres casadas afirmam ter sofrido algum tipo de agressão sexual. No Egito, 30% confessam ter sido espancadas por seus maridos.

As empregadas domésticas estrangeiras também costumam ser maltratadas por seus patrões, denuncia a Anistia. Por serem imigrantes, raramente podem reclamar ou conseguir indenizações.

Também há denúncias de "crimes contra a honra", que podem ir da tortura ao homicídio em países como Iraque, Jordânia, Paquistão e Turquia. Associated Press

Os direitos humanos conquistados por Mulheres NO MUNDO

1691 - Estados Unidos As mulheres votam no Estado do Massachussetts. Perdem este direito em 1789.

1788 - França Condorcet, filósofo e homem político francês, reclama para as mulheres o direito à educação, à participação na vida política e ao acesso ao emprego.

1792 - Reino Unido Mary Wollstpnecraft pioneira da acção feminista, publica uma vindicta das Mulheres.

1822 - Portugal Primeira Constituição Liberal. Tanto esta Constituição como as seguintes afirmam. que a lei é igual para todos, sem referência especial às mulheres.

1840 - Estados Unidos Lucrécia Mott lança as bases de Equal Rights Association pedindo a igualdade de direitos para as mulheres e para os negros.

1857 - Estados Unidos No dia 8 de Março, em Nova Iorque, greve das operárias têxteis para obter a igualdade de salários e a redução das horas de trabalho, para 10 horas por dia.

1859 - Rússia Aparecimento de um movimento feminino em St. Petersburgo para a emancipação da mulher.

1862 - Suécia As mulheres votam nas eleições municipais.

1865 - Alemanha Louise Otto funda a Associação Geral das Mulheres AIemãs.

1866 - Reino Unido John Stuart MIII, filósofo e economista inglês, reclama o direito de voto para as mulheres.

1868 - Reino Unido Criação da Sociedade Nacional para o Sufrágio Feminino.

1869 - Estados Unidos Nascimento da Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres. O estado dc Wyoming concede o direito de voto às mulheres para atingir o número de eleitores necessário para entrar na União.

1870 - França e Suécia As mulheres têm acesso aos estudos médicos. - Turquia Inauguração de urna Escola Normal destinada a formar professoras para as escolas prirnárias e secundárias para moças.

1874 - Japão Abertura da primeira Escola Normal para moças.

1878 - Rússia Abertura da primeira Universidade feminina em St. Petersburgo.

1882 -. Estados Unidos Susan B. Anthony funda o Conselho Nacional de Mulheres, tendo como patrono Victor Hugo; o célebre escritor era então um dos chefes do Partido Republicano.

1893 - Nova Zelândia Concedido o direito de voto às mulheres.

1901.- França O deputado socialista René Viviani, sustenta pela primeira vez um debate sobre o direito de voto das mulheres.

1910 - Dinarca O 1° Congresso Internacional da Mulher em que foi criado o "Dia Internacional da Mulher"




Fonte: RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354315/visualizar/