Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 07 de Março de 2005 às 14:53

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura está colocando, a partir de hoje (07), 390 homens nas ruas da Capital para a limpeza de terrenos e logradouros públicos. Trata-se de uma operação emergencial de controle e combate ao caramujo africano e à dengue determinada pelo prefeito Wilson Santos a partir de solicitação da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o secretário de Infra-Estrutura, Andelson Gil do Amaral, a cidade foi divida em quatro regiões para facilitar a coordenação e o desenvolvimento dos serviços . “Estamos colocando cento e vinte homens na região norte e noventa na região sul”, informou o secretário, designando mais 105 homens para a região leste e 75 para a região Oeste.

A secretaria ainda está contratando caminhões basculantes e máquinas para a remoção de bolsões de lixo em pontos “viciados”, que são locais onde moradores têm o hábito de jogar detritos e que não são apropriados para esse fim, trazendo sérios problemas de saúde pública.

Andelson informou, por outro lado, que está encontrando dificuldades para a contração de mão-de-obra. “Muitas pessoas ainda acham que vão levar calote da Prefeitura”, comentou o secretário, garantindo que todos os trabalhadores contratados serão devidamente remunerados. Como se trata de uma operação emergencial, o serviços tem data para começar e terminar: 07 a 24 de março.

O caramujo – Segundo dados da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), o Achatina fulica, como é chamado cientificamente o caramujo africano, foi introduzido no país em substituição ao escargot na década de 1980. O fracasso das tentativas de comercialização levou os criadores, por irresponsabilidade ou desinformação, a soltar os caramujos no ambiente silvestre. Como se reproduz rapidamente e não possui predadores naturais. No Brasil, hoje pode ser encontrado em praticamente todo o país.

Conforme informações do CCZ o caramujo africano se prolifera com maior facilidade durante o período de chuvas porque encontra fartura em alimento (folhagens) e umidade, ambiente ideal para espécie. O telefone de contato do CCZ para esclarecimentos sobre o caramujo africano é o 617-1680.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354421/visualizar/