Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 07 de Março de 2005 às 12:37
Por: João Magalhães

    Imprimir


São Paulo - A Microsoft pretende lançar o Windows Server 2003 para clusters até o final da SC2005 Supercomputing Conference, que será realizada em novembro, em Seattle, nos Estados Unidos. No jargão informático, clusters é como uma espécie de colméia de computadores, chamados de nós, utilizados para obtenção de alto desempenho.

A companhia não divulgou ainda o preço do produto mas o engenheiro de software Marvin Theimer adiantou que haverá um desconto para o licenciamento de computadores adicionais de um cluster. “Queremos competir de igual para igual com a Hed Hat (distribuidora Linux)”, disse Theimer, ao CnetNews.

Uma versão de testes do novo sistema operacional deverá estar disponível em junho ou julho, com alguns dos mesmos recursos básicos já oferecidos pelo Linux. Ela incluirá, por exemplo, ferramentas para a criação de aplicativos especiais para os clusters.

O interesse da Microsoft pelos clusters justifica-se: a modalidade ultrapassou os limites acadêmicos e passou a ser adotada no mundo dos negócios, principalmente por empresas automobilísticas e laboratórios farmacêuticos - com um cluster é possível dispor de expedientes computacionais equivalentes aos de um supercomputador de milhões de dólares com custos incomparavelmente menores.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354459/visualizar/