Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 06 de Março de 2005 às 21:23

    Imprimir


O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, irá se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em Washington no dia 12 de abril, disseram neste domingo fontes do governo israelense. A reunião servirá para debater o processo de paz no Oriente Médio.

Autoridades palestinas já disseram que o presidente Mahmoud Abbas, que declarou cessar-fogo com Sharon no mês passado, se encontrará com Bush na Casa Branca também no próximo mês. Os encontros serão separados. Sharon e Bush falam sobre uma oportunidade histórica para a paz no Oriente Médio depois da morte do presidente palestino Yasser Arafat, em novembro.

Mas eles dizem que Abbas, eleito há dois meses, precisa conter os militantes para que os esforços de paz avancem —exigência que Sharon repetiu depois do ataque suicida palestino que matou cinco israelenses em Tel Aviv em 25 de fevereiro.

Ele deverá repetir o tema em sua 10a visita à Casa Branca desde que assumiu o cargo, em 2001, e apoiar a exigência de Bush para que a Síria saia do Líbano.

Fontes de segurança palestinas disseram que cinco palestinos suspeitos de envolvimento no ataque em Tel Aviv foram presos na cidade do suicida, Tulkarm, na Cisjordânia, e estão presos em Jericó.

Sharon visitou Washington pela última vez em abril do ano passado, quando Bush endossou o plano de retirada de todos os 21 assentamentos judaicos da Faixa de Gaza e de quatro dos 120 na Cisjordânia. A retirada está prevista para começar em 20 de julho.

Sharon teve que remodelar sua coalizão de governo desde abril devido ao plano de Gaza, que sofre oposição interna do seu partido. Ele enfrenta uma votação crucial em 17 de março sobre o orçamento do país, mas ainda não tem maioria no parlamento.

Se o pacote de 61 bilhões de dólares não passar, o governo cairá antes de Sharon ir a Washington.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354583/visualizar/