Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 05 de Março de 2005 às 21:14

    Imprimir


A Ferrari, campeã do Mundial de construtores dos últimos seis anos, é novamente a grande favorita ao título do Mundial de Fórmula Um entre as dez escuderias que participam esse ano. A principal candidata ao título de revelação da temporada é a Renault, do espanhol Fernando Alonso e do italiano Giancarlo Fisichella, que fez bons tempos nos treinos antes do Mundial. A única novidade este ano é a Red Bull Racing, nascida das cinzas de Jaguar. Já a Jordan, apesar de ter sido vendida ao grupo Midland, do canadense de origem russa Alex Shnaider, manteve seu nome para 2005, e no ano que vem deverá assumir sua nova identidade.

As escuderias que a partir deste sábado lutarão pelos títulos do Mundial de Fórmula Um de pilotos e construtores são as seguintes: == Ferrari (1950) 14 títulos mundiais de construtores e 13 de pilotos. 704 Grandes Prêmios disputados, 182 vitórias.

Pilotos: Michael Schumacher (ALE) e RUBENS BARRICHELLO (BRA) A única escuderia que competiu em todas as edições do Campeonato do Mundo de Fórmula Uno é, novamente, a favorita este ano.

No ano passado, a equipe conseguiu estrear com o carro novo (F2004) desde o início da temporada, mas como tinha ocorrido nas duas anteriores, desta vez voltará a apresentar-se nas quatro primeiras provas com uma evolução (F2004M) do modelo vencedor do campeonato do ano passado. O F2005 não estreará até o Grande Prêmio da Espanha.

== BAR-Honda (1999): 101 Grandes Prêmios disputados Pilotos: Jenson Button (GBR) e Takuma Sato (JPN) O carro BAR-Honda 007, especilamente projetado para este ano, se mostrou rápido, mas a fiabilidade é o ponto fraco da máquina, com quebras de vários motores durante as provas. No ano passado, começaram com pompa de estrela, mas caíram ao longo do Mundial. Este ano pode acontecer o mesmo.

== Renault (1977): 156 Grandes Prêmios disputados, 17 vitórias Pilotos: Fernando Alonso (ESP) e Giancarlo Fisichella (ITA) O novo Renault R25 surpreendeu a todos por sua rapidez e confiabilidade, embora ainda tenha que melhorar neste segundo quesito. Até agora a Renault foi cumprindo seus objetivos, e o deste ano é o de poder lutar pelo Mundial e obter várias vitórias, algo não parece tão impossível assim.

== Williams-BMW (1973): 9 títulos mundiais de construtores e 7 de pilotos. 496 Grandes Prêmios disputados, 113 vitórias Pilotos: Mark Webber (AUS) e Nick Heidfeld (ALE) Após uma renovação completa de seu departamento de aerodinâmica após a saída da italiana Antonia Terzi, parece que as coisas não melhoraram este ano.

O FW27 se mostrou confiável nos testes de pré-temporada mas pouco rápido, e os engenheiros já trabalham para melhorar o rendimento do carro o quanto antes possível, ante o perigo de perder outra temporada.

Contar com dois pilotos completamente novos na equipe, Mark Webber e Nick Heidfeld, inicialmente não vai ajudar a desenvolver muito o carro.

== Mclaren-Mercedes (1966): 8 títulos mundiais de construtores e 11 de pilotos. 577 Grandes Prêmios disputados: 138 vitórias Pilotos: Kimi Raikkonen (FIN) e Juan Pablo Montoya (COL) Os carros da Mclaren impressionaram na temporada como os da Renault e são os favoritos, junto à Ferrari, para lutar pelo título mundial.

O motor que no ano passado deu problemas de fiabilidade agora não está dando problemas, e a escuderia britânica contará com a grande vantagem de poder utilizar um terceiro carro nos treinos livres da sexta-feira, algo que ajudará na hora da escolha de pneus e das regulagens do carro.

== Sauber-Petronas (1993): 197 Grandes Prêmios disputados Pilotos: FELIPE MASSA (BRA) e Jacques Villeneuve (CAN) Peter Sauber começou a desligar-se dA Ferrari, cujo motor utilizará esta temporada pela última vez, e parece quase certo que no ano que vem utilizará os BMW.

A passagem dos pneus Bridgestone para os Michelin pode ser importante para que a equipe se mantenha na zona dos pontos em quase todas as corridas. O brasileiro Felipe Massa se mostrou rápido nos treinamentos, enquanto o francês Jacques Villeneuve, como já tinha ocorrido no ano passado pela Renault, não se está mostrando competitivo.

== Red Bull Racing (2005): Pilotos: David Coulthard e Christian Klein (AUT) Esta equipe estréia no mundial de Fórmula Um com um carro que é uma evolução do Jaguar do ano passado. Não parece que a escuderia poderá fazer grande coisa, apesar de contar com o britânico David Coulthard como primeiro piloto. == Toyota (2002): 51 Grandes Prêmios disputados Pilotos: Ralf Schumacher (ALE) e Jarno Trulli (ITA) O novo TF105 foi o primeiro carro da Fórmula Um a ser apresentado, e se mostou bem rápido nos últimos treinos. Com dois pilotos de grande experiência, a Toyota deve entrar na zona de pontos em quase todas as corridas este ano.

== Jordan-Toyota:(1991) 231 Grandes Prêmios disputados, 3 vitórias Pilotos: Narain Karthikeyan (IND) e Tiago Monteiro (POR) Eddie Jordan vendeu sua equipe ao grupo Midland, do canadense de origem russa Alex Shnaider, mas as coisas não parecem que irão melhorar apesar do motor Toyota. Só para se ter um exemplo, os dois postos de piloto foram vendidos aos que apresentaram as melhores propostas.

== Minardi-Ford (1985): 321 Grandes Prêmios disputados Pilotos: Christijan Albers (HOL) e Patrick Friesacher (AUT) Como habitualmente acontece em cada início de temporada, parece um milagre que a Minardi consiga disputar a mesma, dados os problemas econômicos pelos quais atravessa.

Devido ao fato de todas as equipes terem assinado uma dispensa, a Minardi poderá participar das primeiras corridas da temporada com o carro do ano passado, sem precisar de modificações





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354712/visualizar/