Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 05 de Março de 2005 às 13:40
Por: Paul Hughes

    Imprimir


O Irã disse no sábado que voltará a fabricar combustível nuclear se a polêmica sobre o programa nuclear do país for encaminhada ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Autoridades norte-americanas disseram na sexta-feira que continuavam tentando levar a questão do Irã ao conselho para possíveis sanções, mas ainda não obtiveram garantias de apoio da União Européia (UE) para a ação. Os europeus tentam mediar um acordo com o Irã.

O governo norte-americano argumenta que o Irã está fabricando combustível para ogivas atômicas, mas Teerã insiste que seu objetivo é usar urânio enriquecido apenas em usinas de energia.

"Se os americanos conseguirem levar o caso do Irã ao Conselho de Segurança, o Irã suspenderá imediatamente todas as suas medidas voluntárias", disse o principal negociador nuclear do Irã, Hassan Rohani, durante uma entrevista coletiva.

O Irã concordou no ano passado em suspender a fabricação de combustível nuclear por alguns meses, enquanto mantinha negociações com Grã-Bretanha, França e Alemanha. Os países europeus buscam que o Irã abandone seu programa de combustível em troca de incentivos econômicos.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354824/visualizar/